UOL Entretenimento Celebridades

01/12/2009 - 13h03

Celebridades entram na luta contra a Aids

Do UOL, no Rio de Janeiro
Jesus Luz, Luana Pivoani, Caetano Veloso e Lázaro Ramos estão entre os artistas que participaram da terceira edição do calendário "Abraçando a Vida", idealizado pelo fotógrafo e produtor cultural Marcelo Mendonça, cujo objetivo é arrecadar recursos para a Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), que atende 70 crianças portadoras do vírus HIV, em Salvador, Bahia.
  • O ator baiano Lázaro Ramos posa com duas crianças para o calendário de 2010, que custa R$ 10,00 e terá sua renda revertida para a instituição que trata de crianças portadores do HIV

Mendonça conta que uma das grandes surpresas no calendário deste ano foi a presença do modelo e atual namorado de Madonna, Jesus Luz. Ele recorda que tudo aconteceu por acaso, quando um amigo seu comentou com o modelo sobre a realização do projeto. Solícito, Jesus, que estava de passagem por Salvador, aceitou fotografar ao lado de uma das crianças, mas disse que partiria da cidade no dia seguinte, às 12h. "Foi uma correria louca. Eu fui para o hotel no Rio Vermelho, onde Jesus Luz estava instalado, enquanto um amigo foi buscar uma das crianças na instituição, na periferia da cidade, bem distante do hotel. Jesus ficou esperando com a maior paciência. Só disse que ficaria dentro do carro porque estava muito quente. Quando a criança chegou até parecia que ele não tinha horário. Puxou papo, brincou, abraçou o Vitor, de seis anos", afirma Mendonça.

Em geral, segundo fotógrafo, os artistas ficam felizes ao tomar conhecimento da iniciativa e se mostram muito dispostos. Porém, costumam conciliar o período em que já estão na Bahia por conta de outros compromissos para agendar a sessão de fotografias. Normalmente, as fotos são feitas em hotéis, camarins e restaurantes, nos intervalos dos artistas. "É um trabalho que faço com muita antecedência para conseguir uma folga nas agendas deles. O caso de Jesus foi muita sorte e boa vontade dele", diz o fotógrafo.

Ninguém recebe cachê. Para o calendário de 2010, nenhum artista visitou a instituição. Em 2009, foram vendidos quatro mil exemplares e outros mil foram doados.

A jornalista Glória Maria foi a pessoa que mais se emocionou com o trabalho. A sessão de fotos ocorreu em um café no bairro de Ondina. "Passei seis meses procurando Glória Maria, ninguém sabia onde ela estava morando. Mas rolou um telefone sem fio e ela ficou sabendo que eu estava atrás dela. Foi demais."

A IBCM mantém um centro diurno com 70 crianças que convivem com o vírus e abriga 15 famílias com AIDS, que antes viviam nas ruas de Salvador. Também ajuda outras 250 famílias.

Semanalmente a IBCM aborda 80 crianças em situação de rua, 250 famílias e 150 profissionais do sexo, sempre em vista da redução da vulnerabilidade às DSTs e a AIDS.

Todo este trabalho é mantido exclusivamente com doações e com a atuação de mais de 30 pessoas voluntárias.

O calendário custa R$ 10,00 e pode ser adquirido pelo telefone (71) 3276-0026, e é enviado pelo correio.
http://www.ibcmaids.org.br

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host