UOL Entretenimento Celebridades

19/05/2010 - 00h40

Rita Elmôr recorre ao pilates para manter a boa forma

PopTevê

Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias

A atriz Rita Elmôr, da série

A atriz Rita Elmôr, da série "Separação?!", durante uma aula de pilates

Mesmo com uma rotina de trabalho agitada, Rita Elmôr não dispensa exercícios físicos. A atriz, que se divide entre as gravações de "Separação?!" e o cuidado com a casa e o filho, sempre arranja alguns instantes para cuidar do corpo. "O exercício é fundamental em minha vida. Se o tempo está corrido, acordo mais cedo para malhar", conta a intérprete da bipolar Anete, no seriado da Globo.

Apesar do gosto pelas atividades físicas, há tempos ela já estava em busca de um exercício menos monótono que a musculação. "Acho muito chato fazer musculação. Estava procurando um exercício mais prazeroso", explica Rita, que viu no pilates a solução para suas necessidades. Como é um método de exercício que trabalha alongamento e respiração, Rita se identificou de primeira com pilates e não largou mais. Tanto que, há um ano, ela o pratica três vezes por semana.

"É um ambiente diferente. Tem uma música mais baixa e poucas pessoas. Saio da aula me sentindo meio zen", ressalta. Mas o pilates não é o único exercício que Rita se dedica. Para manter a boa forma ela também faz balé e musculação duas vezes na semana. "O pilates é um complemento. Como são movimentos circulares, trabalha uma musculatura que não é exercitada na musculação", explica a professora da atriz, a fisioterapeuta especializada em pilates Karina Saade Godleski.

Rita é avessa a rotina e vê no pilates mais que um simples exercício físico. Por conta das variações de aparelhos e movimentos, o método funciona também como um relaxamento. Com duração de uma hora, a aula começa com alongamento, que pode ser realizado no chão ou nos equipamentos. Depois, os exercícios, que podem ser com bolas ou pequenos halteres. "Uma aula nunca é igual a outra. Isso ajuda a gostar ainda mais", enfatiza ela, que depois de muito suor e força se sente recompensada com uma sessão de massagem da fisioterapeuta.

"Às vezes, quando estou estressada, venho para a aula só por causa da massagem", admite, com um sorriso no rosto. Além de agradar, diversificar o treino contribui também para definir os músculos de Rita. Como cada movimento trabalha várias partes do corpo simultaneamente, os movimentos diferentes dão um estímulo a mais para a musculatura. "Gosto de ficar com o braço forte e deixar a perna definida e alongada", destaca. E o ganho não é só na aparência. Alguns dos exercícios de Rita favorecem a saúde.

"Além de trabalhar força e alongamento, as posturas invertidas são boas para a circulação", pondera Karina. Com uma genética privilegiada, Rita nunca teve problemas com a balança. Ela inclusive se define como "boa de garfo". "Gosto de comer, mas como estou sempre me exercitando não sinto culpa. A única coisa que evito é o arroz branco", ressalva.

Exibir uma boa forma não era a única intenção de Rita quando decidiu acrescentar o pilates como mais um exercício a sua rotina. Com 1,70 metros e 58 quilos, melhorar a postura também é um ponto que chama a atenção da atriz no exercício. "Antes, eu tinha os ombros mais fechados. Depois que comecei a fazer pilates a minha postura está bem melhor", analisa.

(Por Natalia Palmeira)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host