UOL Entretenimento Celebridades

15/07/2010 - 19h24

Malu Mader fala sobre envelhecimento, família e sua relação com a imprensa

CARLA NEVES
Do UOL, no Rio

Divulgação/TV Globo

Malu Mader durante coletiva de imprensa de

Malu Mader durante coletiva de imprensa de "Ti Ti Ti", no Rio (5/7/10)

Prestes a completar 44 anos de idade – no dia 12 de setembro –, Malu Mader garante estar em sua melhor fase. De volta à TV na novela “Ti Ti Ti”, a atriz conhece bem o texto, pois participou da trama original, de Cassiano Gabus Mendes, quando viveu a mocinha Val, filha do costureiro Jacques Léclair, na época interpretado por Reginaldo Faria.

Em paz com o espelho, Malu diz não ter grilos com a passagem do tempo e com as rugas e admite que adora exercer seu lado “mulherzinha”, cuidando da casa e dos dois filhos adolescentes - João e Antonio -, fruto do seu relacionamento com o músico Tony Belloto, com quem é casada há 21 anos. Confessa, ainda, que nunca fez plástica, mas não descarta essa possibilidade.

Reservada com relação à vida pessoal, Malu garante que é tímida. “Nem sempre a pessoa falante é desinibida. Nem a pessoa quieta é tímida. Quando falo que sou tímida, as pessoas acham que estou fazendo gênero. Mas não é”, garante.

Afastada da TV desde 2007 – quando interpretou a pianista Eva em “Eterna Magia”–, Malu volta à ativa no próximo dia 19 na pele da refinada editora de moda Suzana.

UOL – Por que ficou tanto tempo afastada da TV?
Malu Mader – Não houve nenhum motivo especial. Estava esperando exatamente um convite que me animasse, como foi esse de “Ti Ti Ti”.

UOL – Como foi fazer “Ti Ti Ti” em 1985?

  • Divulgação/TV Globo

    Malu Mader como Val, filha do costureiro Jacques Léclair, de Reginaldo Faria, em "Ti Ti Ti" (1985)

Malu Mader – Gostava muito do Cassiano [Gabus Mendes]. Desde pequena, era muito noveleira, adorava as novelas dele. Aí, na época que fui convidada para fazer “Ti Ti Ti”, fiquei toda feliz. Sempre gostei bastante também do Luís Gustavo. E comecei uma parceria muito legal com o Cássio [Gabus Mendes] na novela. Depois trabalhei com ele de novo em “Anos Rebeldes” e em “O Mapa da Mina”.

UOL – O que você está achando dessa versão de “Ti Ti Ti”?
Malu Mader – Acho que a obrigação é de ser uma releitura. Não pode ser uma cópia porque o mundo muda. Hoje em dia tem internet, as crianças estão diferentes. Tem dois personagens que gosto muito e que são novos: a Mabi [Clara Tiezzi] e o Lipe [Davi Lucas]. Eles são os filhos do Jacques Léclair [Alexandre Borges] que não existiam na primeira versão. Acho que as crianças dessa idade vão amar esses dois personagens.

 

UOL – Você fez algum laboratório para viver uma jornalista especializada em moda?
Malu Mader – Não. Até porque não houve um pedido formal do Jorginho [Jorge Fernando, o diretor]. E, normalmente, pelo que senti dos capítulos, não era uma coisa muito necessária.

Quem trabalha com moda deve achar que me visto muito sem personalidade

UOL – Mas você passou a ficar mais antenada em relação ao assunto?
Malu Mader – Sou muito por fora desse mundo da moda [risos]. Principalmente porque uso mais tênis e calça jeans. Sou aquela pessoa que quem trabalha com moda deve achar que me visto muito sem personalidade. Gosto de chegar antes da roupa, vamos dizer assim.

UOL – Como está sendo trabalhar com o Murilo Benício?
Malu Mader – Já tinha trabalhado com o Murilo e com o Jorginho [Jorge Fernando] no filme “Sexo, Amor e Traição”. E tinha sido muito legal. Também tinha esse tom de “Ti Ti Ti”, desse tipo de comédia, que não é muito escrachada, que é um gênero que eu não domino totalmente.

UOL – Você é declaradamente a “queridinha” do autor Gilberto Braga. Chegou a ser sondada para a próxima novela dele, “Insensato Coração”?
Malu Mader – Não pintou nenhum convite. Até porque, surgiu esse de “Ti Ti Ti” antes. Mas ele não tem nenhum contrato assinado comigo. Não é um casamento! [risos]

  • Gianne Carvalho/TV Globo

    Gilberto Braga, Cláudia Abreu e Malu Mader, no Projac, no Rio (23/6/04)

UOL – Mas vocês se falam sempre? É uma amizade que extrapola o profissional?
Malu Mader – Para falar a verdade, tanto com o Gilberto, que é um amigo querido, quanto com a Isabela [Garcia] e a Cacau [Cláudia Abreu], eu tenho uma amizade que é aquela coisa de se encontrar nos aniversários dos filhos. Estou numa fase em que estou vivendo muito para a família. Eu e o Gilberto nos falamos, mas não diariamente.

UOL – Já aconteceu de você não gostar de um trabalho?
Malu Mader – Já aconteceu de tudo um pouco, né? Bom papel em novela que não está indo bem, galera legal em novela que está indo mal no ibope e a imprensa está malhando nos jornais. Novela arrebentando a boca do balão com elenco que é legal, mas que a química não está rolando perfeita...

UOL – Você vai fazer 44 anos. Como você lida com o passar do tempo?
Malu Mader – Muito bem. Não penso muito sobre envelhecimento. Acho que é porque sou filha bem mais nova. Eu já tinha questões filosóficas a respeito de morrer e envelhecer desde tão cedo que acho que já esgotei esse assunto [risos]. E já tive muitos problemas de saúde também. Essas questões mais graves são mais importantes para mim do que um ligeiro pé de galinha.

UOL – Então envelhecer não é incômodo para você?
Malu Mader – A coisa do envelhecimento não é uma preocupação exacerbada na minha vida. Tanto que eu sou atriz e nunca fiz plástica, botox, nada. Mas não quer dizer que eu não vá fazer. Porque mulher é um bicho cíclico. Tem dia que acorda e pira [risos]. Essa questão ainda não chegou a me incomodar profundamente.

UOL – Mas você acha a TV mais cruel com as atrizes do que com os atores?
Malu Mader – Sim. Não sei quais são as questões masculinas. Ouvi dizer que eles também estão se preocupando. Talvez alguns homens mais do que outros e algumas mulheres mais do que outras. Só que as atrizes estão mais em xeque do que as mulheres normais, que ficam em casa, tranqüilas e não sendo tão cobradas.

UOL – Quais são seus cuidados com a saúde?
Malu Mader – Eu jogo tênis todos os dias e passei a me alimentar melhor. Antes era de comer pesado; agora tenho mais prazer em uma alimentação saudável. Também odeio malhar. Então procurei fazer algo que me desse prazer.

UOL – Você já passou por questões delicadas em relação à saúde. Teve um tumor benigno no fígado, aos 25 anos, e há cinco, precisou retirar um cisto benigno do cérebro. Depois desses episódios, se tornou uma pessoa mais paranóica?
Malu Mader – Ah, sim! Sou grilada. Mas a imprensa aumenta. Por exemplo, vou dar uma entrevista para um jornal e uma revista. Aí no jornal sai tudinho o que eu falei. Já na revista sai que eu tenho medo de morrer. Por quê? Me perguntaram: ‘você tem grilo de envelhecer?’. E eu falei: ‘não tenho. Até porque a outra opção é mais chata [risos]’. Aí eu pergunto: por que, se eu fiquei falando três horas sobre a novela, a repórter escolheu colocar em negrito que eu tenho medo de morrer? Eu não falei isso espontaneamente! Foi ela que me perguntou.

  • Adriana Zehbrauskas/Folha Imagem

    Malu Mader posa para foto ao lado de Tony Bellotto em São Paulo (9/6/95)


UOL – Você tem dois filhos que estão na adolescência. Como lida com isso?
Malu Mader – Tranqüilo. Tem muita gente que reclama de adolescente. Eu, particularmente, gosto muito. Porque não sou muito lúdica, apesar de amar bebê, amar criança pequena, achar que a casa fica cheia de orvalhinho de manhã, com aquele cheirinho bom. Mas me dou muito bem com adolescente porque gosto muito de conversar e partilhar minhas preferências, mostrar filmes, sair para jantar fora e não ter que me preocupar em levar babá. 

UOL – Seus filhos já manifestam algum interesse pela profissão artística?
Malu Mader – Eles manifestam desejo nesse sentido sim. Mas não tão objetivamente. Eles tocam, mostram algum talento para a atuação, muito na intimidade. Mas não fico falando: “vocês têm que ser atores ou têm que ser músicos”. Deixo rolar. E o Tony também.

UOL – Atualmente, o que mais te mobiliza?
Malu Mader – Além dos meus filhos e dos meus amigos – que são os afetos que realmente me movem – é a arte, que foi o que eu escolhi para fazer. Gosto de livro, música, cinema, de assistir a entrevistas, de ver gente falando. Pode ser qualquer pessoa que eu paro e olho. Ao contrário de homem, que fica zapeando, eu paro em um canal [risos].

 

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host