UOL Entretenimento Celebridades

05/08/2010 - 12h35

Fundo Infantil Nelson Mandela nega ter recebido diamantes de Naomi Campbell

Da Redação

AFP

A modelo Naomi Campbell testemunha no Tribunal Especial de Haia para a Serra Leoa em em Leidschendam, na Holanda (5/8/2010)

A modelo Naomi Campbell testemunha no Tribunal Especial de Haia para a Serra Leoa em em Leidschendam, na Holanda (5/8/2010)

A modelo Naomi Campbell disse durante seu testemunho no Tribunal Especial de Haia para a Serra Leoa que entregou ao amigo Jeremy Ratcliffe, então diretor do Fundo Infantil Nelson Mandela, as pedras que recebeu de Charles Taylor. Mas a associação de caridade nega ter recebido qualquer diamante da top model, segundo informações da agência Associated Press.

Um porta-voz da associação de Nelson Mandela, Oupa Ngwenya, disse a repórteres nesta quinta-feira que o fundo não recebeu os diamantes, dizendo também que seria ilegal fazer uso das pedras.

O porta-voz disse também que eles não conseguiram localizar Ratcliffe, agora um depositário da associação, e não ficou claro onde Ratcliffe está. O ex-diretor não atendeu às ligações feitas para suas casas em Johannesburgo e Plettenberg Bay, e nem mesmo ao telefone celular.

No tribunal, Naomi Campbell disse que ligou para Jeremy Ratcliffe há um ano, para saber o que ele havia feito com as pedras, e ele lhe disse na época que ainda estava com elas.

O caso

Em seu testemunho, Naomi Campbell disse que em 1997, após um jantar na casa do então presidente da África do Sul, Nelson Mandela, estava dormindo quando foi acordada por dois homens que bateram em sua porta. Eles então lhe entregaram um saco e disseram: “Um presente para você”. Campbell disse que só viu o conteúdo no dia seguinte, “pedras muito pequenas, de aspecto sujo”, e comentou durante o café da manhã com a atriz Mia Farrow e a agente de modelos Carole White, que a alertaram sobre a possibilidade de serem diamantes de Charles Taylor.

Campbell sempre negou publicamente ter recebido os diamantes, e disse em entrevista ao programa de TV de Oprah Winfrey que não queria ser envolvida no caso. “Ele fez algumas coisas terríveis e não quero colocar minha família em perigo”.

Desde que foi chamada para testemunhar, em maio, Campbell negou ter recebido os diamantes, e seus advogados conseguiram postergar o depoimento, que estava inicialmente marcado para 29 de julho, para agosto. Caso não comparecesse, arriscaria um processo de desacato, punido com até sete anos de prisão ou uma multa de até 2 milhões de leões (533 mil euros).
 

Os "Diamantes de Sangue"

O depoimento de Naomi Campbell coloca de novo em evidência a questão dos “diamantes de sangue”. Charles Taylor é acusado de ter trocado diamantes por armas durante a guerra civil em Serra Leoa (1991-2001) que fez 120.000 mortos. O tráfico de diamantes permitiu financiar conflitos mortíferos ou associados a graves violações dos direitos humanos.

Para eliminar do mercado mundial os diamantes extraídos ilegalmente para financiar grupos armados ou conflitos, as Nações Unidas decidiram reagir e votaram, em 2000, a criação de um mecanismo de certificação de diamantes.

O Sistema de certificação do processo de Kimberley (KPCS), lançado em 2002 nesta pequena cidade sul-africana, acompanha seus membros e exige que as exportações internacionais sejam autenticadas com a rubrica "sem conflito".

A iniciativa, que permitiu reduzir o tráfico de "diamantes de sangue" no mundo, foi saudada por militantes dos direitos do Homem, mas “ainda há muito a fazer, principalmente no Zimbábue”, disse a ONG Global Witness, por meio de um comunicado.

“A riqueza trazida pelos diamantes reforça um sistema de violência, de abusos e de atividades ilícitas com suas terríveis consequências para a população, que deveria, justamente, beneficiar-se dos recursos naturais do país", afirmou a ONG.

(com informações das agências internacionais)
 

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host