UOL Entretenimento Celebridades
 
26/08/2010 - 15h54

Famosas revelam como escolhem os nomes para seus filhos

CARLA NEVES
Do UOL, no Rio
  • AgNews

    Flávia Alessandra durante evento na Casa Fasano, em São Paulo (3/5/10)

    Flávia Alessandra durante evento na Casa Fasano, em São Paulo (3/5/10)

Maria, Carolina, Pedro? Não há quem não sofra na hora de escolher o nome que vai dar a um filho. Basta engravidar para anônimas e famosas já começarem a “matutar” sobre a difícil escolha. No caso das celebridades –algumas inclusive estão prestes a dar à luz– elas contam que recorrem às mais diversas regras e critérios, desde a sonoridade até a originalidade e o significado dos nomes.

A atriz Flávia Alessandra fez uma lista com os nomes que ela e o marido, o ator Otaviano Costa, mais gostavam. Entre eles estavam Bella, nome sugerido por Giulia, filha da atriz com o diretor Marcos Paulo, e Olívia. Quando já estava certa de que sua filha se chamaria Bella, Flávia –que está na reta final da gravidez–, decidiu mudar o nome para Olívia. Com o aval de Otaviano, é claro.

Segundo Flávia Alessandra, não houve um motivo especial para a mudança, afinal, o nome também estava entre os favoritos do casal.

Grávida de gêmeas do diretor da TV Globo, Leonardo Nogueira, a atriz Giovanna Antonelli só escolheu o nome de uma das meninas que vai dar à luz em setembro: Maria Antônia. A razão para escolha é simples. Giovanna acha que tem uma sonoridade bonita.

Assim como Giovanna, a modelo Daniella Sarahyba sempre achou lindo o nome Gabriela. Foi por isso que ela o escolheu para batizar sua primeira filha com o empresário e jogador de polo Wolff Klabin. “Além disso, sempre tive amigas queridas chamadas Gabriela. É um nome hebraico e o significado é muito lindo: enviada por Deus!”, conta Daniella, que está grávida de oito meses.

  • AgNews

    Alexandre Iódice e Adriane Galisteu se casam em São Paulo (19/6/10)

Acordo entre os pais
Quando engravidou, a apresentadora Adriane Galisteu fez um trato com o então namorado, o empresário Alexandre Iódice: se o bebê fosse do sexo masculino, ele escolheria o nome. Se fosse menina, a escolha ficaria por conta dela. Ao saber que esperava um menino, Adriane entregou a decisão a Alexandre.

E o empresário foi firme na hora de nomear o bebê. Escolheu Vittorio, nome que faz referência à ascendência italiana de Alexandre e também é o nome do primeiro rei da Itália. “Se fosse menina, a Adriane colocaria Agnes, que é o nome da avó dela por parte de mãe”, lembra Galisteu.

Escolha pelo sobrenome
Perto de dar à luz, a atriz Cláudia Mauro admite que penou para escolher o nome de seus primeiros filhos com o ator Paulo César Grande. Grávida de gêmeos –um menino e uma menina– ela conta que ela e o marido tiveram ainda mais dificuldade por causa de seus sobrenomes: Di Mauro e Grande.

“Quando engravidei, de cara, já pensei: ‘se for menina vai ser Carolina’, que é um nome que adoro desde pequena e que combina com nossos sobrenomes. O menino já foi mais difícil. Porque primeiro pensamos em Tomás. Mas implicariam muito com ele na escola. Imagina: Tomás Grande!”, brinca Cláudia, que acabou optando por Pedro. “São dois nomes clássicos e bonitos”, opina.

  • AgNews

    Cláudia Mauro e Paulo César Grande compram enxoval de bebê em shopping carioca (20/8/10)

Tudo pela originalidade
Grávida de sete meses do modelo Marlos Cruz, na hora de escolher o nome da menina que espera, a atriz Maytê Piragibe usou como critério a originalidade. “Como eu e o Marlos temos nomes bem diferentes, também quisemos dar um nome diferente para nossa filha”, explica a atriz que vai batizar sua pequena de Violeta.

Também à espera de uma menina, a atriz Letícia Spiller –que está grávida de cinco meses do diretor de fotografia Lucas Loureiro– usou o mesmo critério que Maytê. Ela e Lucas escolheram o nome Stella por ser diferente e também por significar estrela, luz, luminosidade.

De olho na numerologia
Grávida de nove meses, a atriz Juliana Knust recorreu à numerologia para decidir o nome de seu primeiro filho com o estilista Gustavo Machado.

Segundo a assessoria de imprensa da atriz, assim que ela e o marido escolheram que o bebê se chamaria Mateus, já foram procurar uma numeróloga. Até mesmo para saber se ele deveria ter ou não h (Matheus). E optaram por Mateus sem h.

Veja o significado dos nomes

Olívia: Vem do latim. Derivado de Oliveira, árvore consagrada aos deuses Apolo, Júpiter e Minerva.
Maria: Do hebraico, significa senhora soberana.
Antônia: Do latim, significa inestimável, a que não tem preço.
Vittorio: Do latim, significa vitória.
Carolina: Teutônico. Variação de Carla, significa fazendeira.
Pedro: Do aramaico, significa pedra, rocha, firme. Foi o responsável pelo início da igreja cristã.
Violeta: Do francês violette, nome de uma flor.
Mateus: Do hebraico; dádiva de Deus.
Stella: Do latim, significa estrela. Uma donzela que foi a estrela da família.

Hospedagem: UOL Host