UOL Entretenimento Celebridades
 
15/11/2010 - 14h41

Fã de HQ, Fernando Caruso visita feira de quadrinhos no Rio caracterizado de Lanterna Verde

CARLA NEVES
Do UOL, no Rio
  • Ricardo Cassiano/UOL

    Fernando Caruso visita feira de quadrinhos na região central do Rio (14/11/10)

    Fernando Caruso visita feira de quadrinhos na região central do Rio (14/11/10)

Antes mesmo de ser alfabetizado, o humorista Fernando Caruso, de 29 anos, já era fascinado por histórias em quadrinhos. “Lembro que era louco para aprender a ler só para entender o que a Mônica estava falando”, contou Caruso a caminho da Rio Comicon, na estação Leopoldina, região central do Rio, no domingo (14). Fã de HQs, ele reservou um tempo para acompanhar a equipe de reportagem do UOL ao último dia da feira carioca de quadrinhos e cultura pop. E foi ao evento devidamente caracterizado: com uma camisa do X-Force e um casaco do Lanterna Verde. “Se vocês não tivessem me convidado, viria de qualquer forma. Sou fãzaço de quadrinhos”, revelou o humorista, que apresenta o programa "De Cara Limpa", no canal por assinatura Multishow, e já trabalhou nos programas "Zorra Total" e "Os Normais", da Globo. Caruso também cria e dirige os espetáculos de "stand up comedy" "Z.É – Zenas Emprovisadas" e "Comédia em Pé".

Filho do cartunista Chico Caruso, Fernando é tão aficionado por HQs que garante gastar boa parte do que ganha no gênero. “Costumo dizer que trabalho para sustentar meu vício”, disse, aos risos. Em julho deste ano, o humorista viajou para San Diego, na Califórnia, só para visitar a Comic-Con, feira internacional de quadrinhos. “É a maior convenção do gênero! Foi a minha quarta vez lá. É muito boa”, elogiou. Criado em meio à arte do pai, Fernando confessou que, durante uma época, até tentou enveredar para o desenho, mas não foi muito bem-sucedido. “Ler HQs e desenhar eram os meus passatempos preferidos. Mas nunca tive a habilidade do meu pai. Para mim, sempre foi sofrido desenhar. Nunca fluiu como flui com ele”, explicou.

  • Ricardo Cassiano/UOL

    Caracterizado de Lanterna Verde, Caruso encontra o "Justiceiro" (14/11/10)

Fernando chegou à Rio Comicon carregando uma sacola cheia de HQs nacionais e logo deu de cara com os gêmeos quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá. “Sou muito fã do trabalho de vocês. Será que podem autografar para mim, por favor?”, pediu o humorista aos irmãos. Enquanto aguardava o autógrafo da dupla, o humorista não parou de ser abordado pelo público, que insistia em pedir um autógrafo e tirar uma foto com ele. “É engraçado esse assédio porque hoje estou na posição de fã. Fica meio contraditório até”, disse ele, que atualmente está gravando a segunda temporada da série “Aline”, da Globo, prevista para estrear em 2011. Na produção, inspirada nos quadrinhos de Adão Iturrusgarai, Caruso interpreta Wallace, personagem que é obcecado por Aline, protagonista vivida por Maria Flor.

Durante o passeio, Caruso entregou que gosta tanto de HQs que conhece o trabalho dos quadrinistas sem precisar ver suas assinaturas. “Não sei para que isso serve, mas tenho uma habilidade de acertar quem é quem só de olhar o traço”, contou, entre risos. O humorista revelou ainda que é tão apegado a suas revistas que chega a sentir ciúme delas. “Não empresto para qualquer pessoa. E sou cheio de regras. Quando empresto uma HQ importada, por exemplo, a pessoa só pode ler em casa. Em hipótese alguma pode levar para a rua ou para a praia”, contou, às gargalhadas.

Entre um estande e outro, o humorista falou sobre seus quadrinistas preferidos e comentou o estilo de cada um. “Gosto dos mais diferentes estilos. E acho que qualquer pessoa pode gostar de HQs. É um gênero que não se esgota”, argumentou ele, revelando também seu super-herói predileto: o Homem-Aranha. “Ele foi o primeiro super-herói da minha infância. Se encontrasse uma fantasia do Homem-Aranha do meu tamanho, com certeza compraria e usaria debaixo da minha roupa”, disse, entre risos. Além do Homem-Aranha, Caruso elegeu seus autores preferidos do mundo dos quadrinhos. Veja a lista a seguir:


Laerte: "Ele é o mais incrível. Gosto muito do traço dele e das histórias que ele cria".
Erik Larsen: "Ele é meio parecido com o que é o Laerte. Também desenha e escreve as próprias histórias".
Robert Kirkman: "Ele é um escritor. Não desenha, só escreve. É o criador da história em quadrinhos 'The Walking Dead'. Tem uma série na TV, sobre zumbis, que surgiu dessa HQ dele".
Brian Michael Bendis: "Ele é incrível. Escreve para a Marvel. Tudo o que ele faz é de excelente qualidade".
Fábio Moon e Gabriel Bá: "Sou muito fã desses gêmeos".
Alex Ross: "Faz pinturas, arte clássica, com quadrinhos. É uma arte muito reconhecível. Ele pinta como se fosse Da Vinci".
Mike Allred: "Tem um clima pop art, um pouco Linchtenstein. É uma versão moderna da parada, meio vintage".
John Cassaday: "É um cara que gosto tanto que compro qualquer coisa que ele tenha desenhado. Até as que dizem que são ruins".
Sam Kieth: "Tem um traço esquisito, meio cartoon, meio esquizofrênico".
John Romita Jr.: "É um dos meus desenhistas preferidos. Tem um traço mais anguloso. Por isso nem todo mundo gosta dele".
Adam Kubert: "É um dos meus quadrinistas favoritos. Gosto tanto dele que escrevi uma cena para um festival de esquetes que participei, chamada Os Dois Fantasmas, e dei o nome do personagem principal de Kubert".

Hospedagem: UOL Host