UOL Entretenimento Celebridades
 
18/11/2010 - 08h00

Josanna Vaz, a Elza de "Ribeirão do Tempo", mostra seu estilo multicolorido


PopTevê
  • Luiza Dantas/CZN

    A atriz Josanna Vaz, Elza de Ribeirão do Tempo, preza pelo conforto quando a questão é escolher o que vestir (17/11/10)

    A atriz Josanna Vaz, Elza de "Ribeirão do Tempo", preza pelo conforto quando a questão é escolher o que vestir (17/11/10)

Prezar pelo conforto. Esse é lema de Josanna Vaz quando a questão é escolher o que vestir. Mas nem por isso a atriz adota um estilo básico. Com muitas peças coloridas no armário, a intérprete da empregada Elza de "Ribeirão do Tempo" vai do romântico ao hippie, mas sempre mantendo um estilo casual. "É um traço da minha personalidade. Desde a adolescência era contra as formalidades. Sempre evitei salto, longos e brilhos, porque dá uma aparência formal", avalia a mineira de Ipatinga. Há três anos no Rio de Janeiro, ela equilibra peças sérias com outras despojadas. "Outro dia vi uma amiga usando um scarpin com jeans. Achei a mistura maravilhosa. Percebi que podemos fazer esses delírios com estilos diferentes", conta.

Contar com a opinião das amigas, aliás, é uma das táticas de Josanna. Seja para escolher a roupa ideal ou ajudar com o cabelo e a maquiagem, a atriz nunca dispensa os comentários. "Não que eu seja influenciada, mas elas tem uma outra visão de mim. Podem me dizer se algo fica bom ou não", ressalta ela, que não é do tipo que segue modismos. Para Josanna, ter um estilo próprio e fazer a diferença é mais importante. "Não sou de ler revistas de moda. Se é tendência, vou contra. Se está todo mundo usando rosa, apareço de azul", explica. Mesmo assim, essa mineira de 29 anos assume que, vez ou outra, acaba usando algo que está em voga. É o caso dos esmaltes coloridos, tão populares ultimamente. "Agora está na moda, mas já usava na adolescência. Como não existia para vender, eu mesma fazia", lembra ela, que costumava comprar canetas coloridas e misturar a tinta à base para conseguir o tom de esmalte desejado.

  • Luiza Dantas/CZN

    A atriz Josanna Vaz, que interpreta a Elza em "Ribeirão do Tempo", sempre conta com a opinião das amigas na hora de se vestir

Os calçados também são outra paixão da atriz. Das sandálias baixinhas aos saltos altos, Josanna coleciona muitos pares. Só de tênis da marca All Star, ela tem cerca de 10 modelos. "Tenho de cano alto, baixo, verde, dourado, preto, xadrez, de estrelinhas...", enumera. Os sapatos chamativos, inclusive, são ideais para incrementar um visual mais simples. Os shorts jeans e camiseta branca ficam mais sofisticados com o scarpin rosa. Já o tênis verde de cano alto deixa o conjunto de saia e blusa preta mais moderno. "Como sou mais básica na roupa, no sapato eu prefiro usar algo mais chocante", destaca.

Longe das câmaras, Josanna adota este estilo mais colorido. Já nos estúdios de gravação, a atriz abre mão das cores para manter um visual discreto. Isso porque, na novela, Elza é uma governanta que usa esmalte cor da pele e terninhos em tons de bege. "Eu gosto de todos os tons de roxo, amarelo e rosa", compara Josanna, que para gravar tem de manter os cabelos sempre presos. "No início as pessoas nem me reconheciam quando eu aparecia de cabelo solto. Outro dia, em um aniversário de um colega de elenco, falei com a pessoa e ela não sabia quem eu era, porque só me via de cabelo preso", conta, aos risos.

E foi o figurino de Elza que ajudou Josanna a compor o papel. Em sua estreia na TV, a personagem nem constava na sinopse. "Quando fiz a primeira prova de figurino, corri para casa e escrevi o perfil da Elza: muito formal, religiosa e supersticiosa", define ela, que também buscou referências em sua própria vivência no interior para compor a caipira. "O meu jeito de falar também ajuda, porque tenho o sotaque mineiro, o que torna Elza mais caipira. Nem precisei mudar", comemora.

(por Natalia Palmeira)

Hospedagem: UOL Host