UOL Entretenimento Celebridades
 
29/11/2010 - 00h05

Clara Tiezzi, de "Ti-Ti-Ti", se dedica ao sapateado nas horas livres


PopTevê
  • Jorge Rodrigues/CZN

    A atriz Clara Tiezzi diz que ficou menos desengonçada depois de começar as aulas de sapateado (26/11/2010)

    A atriz Clara Tiezzi diz que ficou menos desengonçada depois de começar as aulas de sapateado (26/11/2010)

Aos 11 anos, Clara Tiezzi é uma típica pré-adolescente. Sempre muito gesticulada ao falar e sem poupar as gírias da idade – como o tão explorado "tipo assim" –, a intérprete da precoce Mabi de "Ti-Ti-Ti" adora ouvir a opinião das amigas. Tanto que quando decidiu se matricular em uma academia de dança, foi logo fazer uma enquete. Clara não sabia se entrava para o jazz ou para o sapateado. "Conversava com minhas amigas e todas falavam para eu fazer sapateado. Foi unânime. Resolvi experimentar", conta a atriz, que é aluna da Academia Rose Mansur, em Niterói, na Grande Rio.

E a grande incentivadora para que Clara se interessasse pela dança foi justamente uma de suas melhores amigas, a Anete. Depois de assistir a uma apresentação de balé da colega, que dançava há anos na mesma academia, ficou encantada. "Foi lá no Teatro Municipal. Pensei que tinha de fazer alguma aula", recorda. Por isso, no início do ano, se matriculou em sapateado, que faz uma vez por semana, durante uma hora, com a professora Maiara Rodrigues. O que motiva ainda mais Clara é que essa mesma amiga também entrou para a aula.

Além de divertir, o sapateado tem provocado algumas mudanças no corpo de Clara. Principalmente nas pernas, que ficaram mais durinhas e firmes, e na postura, que ganhou elegância. Mas foi a melhora do próprio equilíbrio que mais chamou atenção da menina. "Eu, que sou totalmente estabanada, fiquei bem menos", comemora. Até mesmo nas cenas de sua personagem, Clara sentiu a diferença. Antes, toda vez que precisava descer as escadas do cenário da novela, se sentia desengonçada. Agora, já está bem mais segura graças ao sapateado. "Depois que comecei a evoluir na dança, minhas descidas de escada ficaram melhores", analisa. Pelo visto, aprimorar a técnica não foi uma tarefa tão difícil para Clara. Afinal, ela não teve grandes dificuldades no início. "Quando você olha, acha que é difícil. Mas, na verdade, é mais fácil do que você pensa", minimiza.

  • A atriz Clara Tiezze faz aquecimento para o sapateado ao lado da amiga que a incentivou para a dança (26/11/2010)

Geralmente, a aula é dividida entre o aquecimento, o treinamento dos passos e o ensaio da coreografia. Na primeira parte, Clara faz passos menores, para soltar os pés. Em seguida, aprende mais movimentos com a professora no centro da sala. Depois de praticados, os novos exercícios são feitos na diagonal. No final, a turma se dedica à coreografia que será apresentada no final do ano. Clara, que só dançou em um espetáculo de balé quando tinha quatro anos, está ansiosa, porém confiante. "É bom dançar em grupo. Se esquecer alguma coisa, tem cola em tudo que é lado que você olhar", constata ela, que ficou com mania de sapatear em todos os lugares. Quando foi ensaiar um tango com um amigo para dançar em uma festa junina, não conseguia conter os pés. "É sem perceber, é involuntário. Estou falando com você e começo a sapatear do nada", conta.

Para se dedicar à dança, Clara precisa organizar seu tempo por conta das gravações de "Ti-Ti-Ti". Mas, apesar de ter muitas cenas, ela grava três vezes por semana, no máximo. "Tem vezes que gravo 20 cenas na sexta e 15 no sábado. Faço um 'batidão' e já fico liberada no resto da semana", ressalta ela que, na ficção, vive uma menina bem antenada com o mundo "fashion". Na trama, Mabi é a filha caçula de Jacques Leclair, de Alexandre Borges, e assina um blog de moda sob o pseudônimo de Beatrice M. "Minha personagem é inspirada na blogueira americana Tavi Gevinson", destaca ela, que volta e meia é parada nas ruas para dar dicas sobre roupas e estilo. "Eu falo: 'Gente, calma. Eu só sei o que estão usando e o que não estão pelo que vejo por aí'. Para mim, cada um cria a sua moda", teoriza.

(por Luana Borges)

Hospedagem: UOL Host