Dr. Guilherme, do "Mais Você", fala sobre assédio e comenta plásticas de famosos
CARLA NEVES
Do UOL, no Rio
-
Fernando Rabelo/UOL
Dr. Guilherme Furtado, do quadro "S.O.S Mais Você", posa em seu consultório no Rio (10/2/2011)
O cirurgião plástico Guilherme Furtado, de 34 anos, já se acostumou a sair pelas ruas do Rio – cidade onde mora com a mulher e os dois filhos – e ser parado pelo público do “Mais Você”, programa matinal da Globo em que apresenta o quadro “S.O.S Mais Você”. “Tem gente que tira exame de sangue da bolsa no meio da rua para me mostrar”, conta o médico, que recebeu a reportagem do UOL em seu consultório para contar o que mudou em sua rotina após aparecer na TV - em março, o médico completa um ano no programa de Ana Maria Braga.
Entre pedidos de autógrafos e fotos, Guilherme diz que as pessoas também agradecem as orientações médicas que dá no programa. “Tenho tido uma resposta muito positiva fora do programa. Fico feliz”, conta ele, garantindo que sua mulher, a diretora de marketing Joana, não fica com ciúme do assédio feminino. “Ela se dá super bem com isso. Até porque, sempre que as pessoas me abordam estamos juntos. E todos são geralmente muito simpáticos e respeitosos”, afirma o médico, que é pai de Eduardo, de cinco anos, e de Ana Catarina, de dois.
Tem gente que tira exame de sangue da bolsa no meio da rua para me mostrar
Da quarta geração de uma família de médicos – “meu bisavô, meu avô e meu pai são cirurgiões”, destaca –, Guilherme formou-se há dez anos pela faculdade Souza Marques, no Rio, e especializou-se em cirurgia geral pela Santa Casa de Misericórdia, também no Rio. Durante a residência clínica, foi chefiado pelo cirurgião plástico Ivo Pitanguy. “Minha família é super tradicional. Por isso nunca tinha pensado em fazer televisão”, lembra.
O primeiro encontro do médico com a TV aconteceu em fevereiro de 2010, no papel de entrevistado. Guilherme foi convidado para falar, no "Mais Você", sobre cirurgia plástica em adolescentes. “Foi a primeira vez que gravei para televisão. Nunca tinha ido ao Projac [complexo de estúdios da Globo], não conhecia nada daquele universo”, lembra. A participação como entrevistado deu tão certo que ele ganhou um quadro fixo.
No "Mais Você", Guilherme não dá esclarecimentos apenas sobre cirurgia plástica. Desde que o quadro estreou, já abordou temas como dores nas costas, diabetes, consumo de sal no dia a dia, aparecimento de varizes, entre outros. “Desenvolvemos temas variados. E tento explicar de um jeito agradável, sem ser chato, para que o público entenda”, explica o médico, que comanda o quadro todas as quintas no “Mais Você”. “Reservo as quintas pela manhã para o programa. Só marco consulta depois das 16h, já que depois do programa, ainda participo da reunião de pauta”.
O que as mulheres querem?
Depois que estreou à frente do quadro “S.O.S Mais Você”, Guilherme reconhece que a procura por cirurgia plástica aumentou ainda mais em seu consultório, no Jardim Botânico, bairro da zona sul carioca. “O movimento do consultório aumentou, mas não o número de cirurgias plásticas. Justamente porque acho que tem que existir um controle muito grande em relação a isso. Tenho que analisar se o paciente realmente precisa chegar a um procedimento cirúrgico”, explica.
Procurado mais por mulheres do que por homens, o médico conta que as cirurgias mais pedidas por elas são rinoplastia, lipoaspiração e aumento das mamas. “Muitas chegam aqui com revistas para me mostrar, com a mama da Grazi, a boca da Angelina Jolie. Tenho que explicar para elas que meu objetivo é chegar em uma harmonia para o rosto delas, para o corpo delas, enfim, acabo tendo que ser meio psicólogo também”, conta.
Para Guilherme, o conceito de beleza está ligado ao de harmonia. “A mulher tem que ter um contorno com a mama, com a nádega, com o corpo que seja totalmente equilibrado”, explica o médico, que acredita que a top brasileira Gisele Bündchen define bem o que seria uma beleza irretocável. “O interessante da Gisele é que ela tem características que, separadas, não são equilibradas, como o nariz um pouquinho grande... Mas que num contexto a deixam linda”, exemplifica.
Quando questionado sobre uma celebridade que exemplifica uma plástica bem-sucedida, Guilherme tem a resposta na ponta da língua. “O nariz da Demi Moore ficou perfeito”, elogia ele, que também considera muito bem feita a prótese mamária colocada na atriz Grazi Massafera. “Ficou natural. Tanto que muitas mulheres vêm aqui querendo a mama igual a dela”, conta.