Atores brasileiros elegem seus favoritos ao Oscar 2011

Do UOL, no Rio

  • Montagem/UOL

    Juliana Didone, José Wilker, Fernanda Paes Leme, Guilhermina Guinle, Emílio Orciollo Netto e Dira Paes

    Juliana Didone, José Wilker, Fernanda Paes Leme, Guilhermina Guinle, Emílio Orciollo Netto e Dira Paes

Neste domingo (27), acontece a 83ª edição do Oscar, que será realizada no Kodak Theatre, em Los Angeles. A transmissão no Brasil acontece no canal a cabo TNT, a partir das 21 horas. Na TV aberta, a Globo começa a transmitir a cerimônia à meia-noite. Entre os indicados na categoria melhor filme estão: "127 Horas", dirigido por Danny Boyle; "Cisne Negro", de Darren Aronofsky; "O Discurso do Rei", dirigido por Tom Hooper; "Bravura Indômita", de Ethan Coen; "Inverno da Alma", dirigido por Debra Granik; "Minhas Mães e Meu Pai", de Lisa Cholodenko; "A Origem", de Christopher Nolan; "A Rede Social", dirigido por David Fincher; "Toy Story 3", dirigido por Lee Unkrich; e ''O Vencedor'', de David O. Russell.

Na categoria melhor atriz, concorrem: Annette Bening, por "Minhas Mães e Meu Pai"; Natalie Portman, por "Cisne Negro"; Jennifer Lawrence, por "Inverno da Alma"; Michelle Williams, por ''Namorados para Sempre''; e Nicole Kidman, por "Reencontrando a Felicidade".

Já na categoria melhor ator, disputam: Colin Firth, por "O Discurso do Rei"; James Franco, por "127 Horas"; Javier Bardem, por "Biutiful"; Jeff Bridges, por "Bravura Indômita"; e Jesse Eisenberg por "A Rede Social".

O UOL perguntou a alguns atores brasileiros quem, nessas três categorias, deve levar a estatueta este ano.

Juliana Didone, 26 anos
“Acho que a estatueta de melhor atriz deve ir para a Natalie Portman, por ‘Cisne Negro’. Ela está demais. Gostei muito. O trabalho dela como atriz é incrível. Em relação ao filme, gostei muito de ‘A Rede Social’. Estou torcendo para ele. Gostei muito do roteiro. E adorei o trabalho do James Franco em ‘127 Horas’. Mas acho que o Oscar vai acabar indo para o Colin Firth, por ‘O Discurso do Rei’”.

José Wilker, 63 anos
“Este ano tem tantas interpretações masculinas e femininas boas! James Franco está muito bem em ‘127 Horas’, Jennifer Lawrence também está ótima em ‘Inverno da Alma’. Em um ano de filmes medianos, um filme bem feito, bem realizado como ‘O Discurso do Rei’, desponta como favorito. Ainda que adore o “Bravura Indômita”. Mas ele não vai ganhar. Quem vai ganhar como melhor filme é ‘O Discurso do Rei’; como melhor ator o Colin Firth, por ‘O Discurso do Rei’; e melhor atriz a Natalie Portman, por ‘Cisne Negro’”.

Fernanda Paes Leme, 27 anos
“Gostei muito do ‘Cisne Negro’. A Natalie está maravilhosa. Amei. Achei incrível. É um filme perturbador. A gente fica com medo de sair do cinema e descobrir um cisne negro dentro da gente [risos]. 'Inverno da Alma' também é lindo. E adorei o trabalho do Colin Firth em 'O Discurso do Rei'. Para mim quem vai levar a estatueta de melhor filme vai ser ‘Cisne Negro’, a de melhor ator será Colin Firth, por ‘O Discurso do Rei’, e a de melhor atriz a Natalie Portman, por ‘Cisne Negro’”.

Guilhermina Guinle, 36 anos
“No Oscar, nem sempre ganha o melhor filme, mas sim aquele escolhido pela academia. É uma questão de política. Este ano, acho que ‘A Rede Social' vai ganhar, mas o meu preferido é ‘Cisne Negro’. O melhor ator vai para Colin Firth, por ‘O Discurso do Rei’. Adorei o filme, mas amaria que o Javier Bardem ganhasse pela atuação em ‘Biutiful’. E a melhor atriz vai ser a Natalie Portman em ‘Cisne Negro’”.

Emílio Orciollo Neto, 36 anos
“Não assisti a todos os filmes em função das gravações, mas dos que vi o que mais chamou atenção foi o ‘Cisne Negro’. O trabalho da Natalie Portman é impressionante. Você sai do filme meio pancado. Lembro que saí do cinema rodando, fiquei tonto para achar meu carro [risos]. Então acho que o melhor filme vai para ‘Cisne Negro’ e a melhor atriz para a Natalie. Já o melhor ator gostaria que ficasse com o Javier Bardem em ‘Biutiful’. O trabalho dele nesse filme está especialmente fantástico”.

Dira Paes, 41 anos
“Para mim, o melhor filme vai para ‘Cisne Negro’. Achei ousado, irreverente. Tem um acabamento que flerta com a surrealidade que gosto muito. Já o melhor ator será Colin Firth, de ‘O Discurso do Rei’. Achei um trabalho limítrofe entre o que pode ser um desastre ou uma coisa extremamente bem-sucedida. E a atriz achei a Natalie Portman, em “Cisne Negro”. Acontece de vez em quando de o personagem encontrar seu intérprete. Nesse caso beira à perfeição”.

UOL Cursos Online

Todos os cursos