Chico Anysio tem a cânula de traqueostomia retirada, diz boletim médico

Do UOL, no Rio

Chico Anysio, 79 anos, permanece internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. De acordo com boletim médico divulgado na tarde desta quarta-feira (16), assinado pelo médico Luiz Alfredo Lamy, a equipe já retirou a cânula da traqueostomia. O humorista respira espontaneamente e o quadro evolui bem. Ele está ingerindo alimentos pastosos aos poucos e o tratamento com fonoaudióloga continua.

Chico continua na Unidade Intermediária (UI), quartos privativos onde os pacientes ficam após a saída do CTI, porém permanecem monitorados e sob supervisão da equipe médica e de enfermagem. Ainda de acordo com o boletim, o quadro clínico do paciente permanece estável dentro de sua gravidade.

O humorista chegou ao hospital no dia 2/12/10, com um quadro de falta de ar. Após avaliação inicial, foi detectada obstrução da artéria coronariana, e o doente foi submetido à angioplastia, procedimento que desobstrui as artérias.

Durante o período pós-operatório o paciente apresentou novo quadro de falta de ar, tendo sido diagnosticado um tamponamento cardíaco, que acontece quando o sangue se acumula entre as membranas que envolvem o coração (pericárdio).

UOL Cursos Online

Todos os cursos