Com elenco cansado, Globo apresenta os robôs e dinossauros de "Morde & Assopra"

Mauricio Stycer<br>Em São Paulo

  • Francisco Cepeda/AgNews

    Flávia Alessandra, que faz par com Mateus Solano na trama de "Morde & Assopra, esteve na festa de lançamento da novela (19/03/2011)

    Flávia Alessandra, que faz par com Mateus Solano na trama de "Morde & Assopra, esteve na festa de lançamento da novela (19/03/2011)

Adriana Esteves, uma das atrizes principais de “Morde & Assopra”, a nova atração das sete, deu a deixa assim que chegou para a festa de lançamento da novela, sábado à noite, em São Paulo: “Se você soubesse como estou cansada... A gente está trabalhando muito. Não só na gravação, mas também em casa, estudando o texto”.

O diretor Rogério Gomes, conhecido como “Papinha”, agradeceu publicamente o empenho dos atores. “Eu sei que a gente teve uma semana muito puxada”, disse antes de apresentar um clipe com cenas da novela.

Ao UOL, em seguida, o diretor explicou que a novela vai estrear com 12 capítulos prontos, uma “frente confortável”, disse. Mas reconheceu que o ritmo de gravação na última semana foi intenso. “Tínhamos muitas cenas curtas para gravar. A novela tem uma carpintaria complexa”.

A festa ocorreu num grande salão na Vila Leopoldina, decorado com reproduções de dinossauros. O chão estava coberto de folhas e, ao fundo, ouviam-se ruídos de pássaros e animais selvagens.

 

  • Agnews

    “Se você soubesse como estou cansada...", disse Adriana Esteves na festa de "Morde & Assopra" (19/03/2011)

Um dos núcleos centrais da trama de Walcyr Carrasco gira em torno das pesquisas da paleontóloga Julia (Adriana Esteves) no interior de São Paulo, numa área próxima à fazenda de Abner (Marcos Pasquim).

A primeira boa notícia, a julgar pelas cenas exibidas na festa, é que Pasquim atua de camisa em “Morde & Assopra”.

Mal começa a novela, enquanto Julia fazia suas pesquisas sobre dinossauros no Japão, ocorre um terremoto. Walcyr Carrasco repetiu 120 vezes a mesma resposta sobre esta coincidência com a “vida real”: “Sem essa cena do terremoto não tem a história. Por causa do terremoto, a personagem deixa o Japão e vem para o Brasil”.

O outro núcleo central de “Morde & Assopra” gira em torno de Ícaro (Mateus Solano), cuja mulher, Naomi (Flavia Alessandra), morre e o leva a buscar um andróide para substituí-la. Ícaro também tem uma espécie de “robô pet”, batizado como Zariguim, que faz companhia para ele.

   

  • Agnews

    Marcos Pasquim chega ao evento em São Paulo (19/03/2011)


A última novela das sete que teve um robô como personagem, “Tempos Modernos”, foi um fracasso retumbante. Carrasco não se assusta. “Esta história já estava na minha cabeça. Não podia contar outra”.

Em nome da promoção da novela, Carrasco faz o que pode. A pedido dos fotógrafos, até beija a boca do esqueleto que representa um dinossauro e serve de decoração no ambiente.

Cerca de 20 repórteres cercam Vanessa Giácomo, que interpreta uma vilã na trama. Quase ao mesmo tempo chega Paulo José. Sem ser incomodado, ele se senta num sofá e pega o celular. O ataque a Vanessa é intenso. “Qual é o nível de maldade da sua personagem?” “Por enquanto, é light”.

Paulo Goulart dá entrevista para uma emissora de TV gaúcha: “Eu te diria que o amor é a centelha da vida. Um abraço pra RBS!”. Narjara Turetta, que o arqueólogo Walcyr Carrasco encontrou e colocou na novela, não é muito incomodada.

Já a menina Klara Castanho, 10 anos, precisa subir num banco para dar entrevistas. Questionada sobre como é contracenar com uma minivaca, conta: “Ela é cheirosinha. A gente dá um banho nela antes de gravar”. “Ela faz muito cocô?”, pergunta uma repórter, verdadeiramente interessada. “Toda hora”, entrega a menina. 

Barbara Paz chega e é bombardeada. “Quem fez seu cabelo?” “Como você cuida dele?” “E o vestido, de quem é?” Uma pergunta sobre a novela: “Você faz uma personagem boazinha?” “Meu ‘physique du role’ é de personagens mais problemáticas”. E a conversa convenientemente volta para o seu novo corte de cabelo.

Nívea Stelmann fala um monte sobre o seu personagem até um repórter se encher de coragem e fazer a pergunta que todo mundo quer saber: “E o Elano?” “Ele é tudo de bom”, resume a atriz, sobre o craque do Santos. “Ele liga muito?”, insiste o repórter. “Pra mim, não. Talvez pra ela”, diz, apontando para sua assessora.

O deputado Gabriel Chalita (PSB-SP) é a presença mais inusitada no ambiente. Gentil, Octavio Florisbal, diretor-geral da Rede Globo, faz as honras da casa ao político: “Meu futuro prefeito”, exclama, para alegria de Chalita.

“Você morde ou assopra?” A pergunta é feita a todos os atores. Paulo Vilhena, muito paciente, explica: “Eu mordo e assopro”. Mateus Solano, discreto, tenta se esconder num sofá depois de ser “metralhado” pelos fotógrafos, mas sua mulher, a atriz Paula Braun, não se cansa de fazer caras e bocas.

Flavia Alessandra chega com a filha Giulia, que dá entrevista ao lado da mãe. “Gosto de geografia”, ela conta. Flavia fala sobre a amamentação de Olivia, sua filha mais jovem. “É perrengue, mas vale a pena”.

 

  • Agnews

    Mateus Solano foi um dos atores mais metralhados por perguntas dos jornalistas presentes na festa (19/03/2011)

“Todo mundo me pergunta como misturar robôs e dinossauros. Vejam o clipe”, diz Carrasco, antes da exibição de cenas da novela. No meio da plateia, Elizabeth Savalla puxa palmas um pouco antes de aparecer em cena com um cachorrinho cor-de-rosa.

Ao fim do clipe, um técnico expõe o pequeno robô que fará companhia ao personagem de Mateus Solano. “Sou o Zariguim. Olha o que sei fazer”. Ouvem-se alguns ruídos e a apresentação é rapidamente encerrada. “Morde & Assopra” está apresentada.

UOL Cursos Online

Todos os cursos