Após 110 dias internado em hospital do Rio, Chico Anysio dá seus primeiros passos

FÁBIA OLIVEIRA

Do UOL, no Rio

Entrar no apartamento de Chico Anysio, na zona oeste do Rio de Janeiro, e encontrar o mestre do humor sentado em uma cadeira de rodas acoplado a um concentrador de oxigênio assistindo ao jogo entre Real Madri e Barcelona é uma imagem impactante. Mas logo nos primeiros 15 minutos, Chico começa a fazer piada da partida: "Nada acontece. Parece jogo do Botafogo contra o Boavista", brinca ele, tirando sarro do fisioterapeuta Eduardo Garrido, que é botafoguense. No intervalo para o segundo tempo, vem a surpresa: com o ajuda do profissional, ele se livra da máquina, levanta da cadeira de rodas e caminha, lentamente. "Ontem o Chico deu 16 passos sozinho. É um grande progresso", vibra Eduardo. 

A fisioterapia começou ainda na UTI do Hospital Samaritano, onde Chico passou 85 dias. "Apesar de ele ter ficado muito tempo acamado, conseguimos manter o tônus muscular. O problema agora é o quadril, que perde a condição de sustentar o peso corporal. E ainda temos o agravante do problema com o oxigênio, por causa do enfisema pulmonar dele", conta Eduardo, que também faz fisioterapia respiratória em Chico com o apoio de outro profissional chamado Daniel Cavalheiro.

O concentrador de oxigênio dá um suporte a Chico Anysio enquanto ele está acoplado à máquina. "Por conta do enfisema, o ar entra, mas não sai. E oxigênio demais passa a ser tóxico para o ser humano", explica o fisioterapeuta. A rotina é seguida rigorosamente. Todos os dias, Eduardo vai até o apartamento do humorista para as sessões de fisioterapia. "Passei a Páscoa aqui com o Chico", diz Eduardo, que trabalha com o humorista há 19 anos. "Comecei a tratar dele em setembro de 1992, por conta de um probleminha na coluna. Agora, já viramos amigos. Chico é meu conselheiro", admite.

Algumas vezes, Chico faz fisioterapia até duas vezes ao dia. "Trabalhamos a parte respiratória antes da motora. Clinicamente, a única coisa que impede Chico de caminhar é a fadiga respiratória. O trabalho tem que ser gradativo. Queremos agora que ele dê 18 passos sozinho", diz Eduardo, que acredita que dentro de três semanas, Chico já consiga caminhar sozinho por todo o apartamento. "Acredito que esse tempo seja suficiente para que ele consiga fazer sozinho suas atividades diárias, como ir ao banheiro, escovar os dentes e seguir até a mesa de jantar", avalia o fisioterapeuta.

Na próxima quinta-feira (28), Chico já vai sair de casa para ir aos estúdios do Projac pela primeira vez. "Ele vai gravar o quadro da Salomé para o 'Zorra Total'", explica Malga Di Paula. O primeiro quadro, que foi ao ar no último sábado (23), foi gravado dentro do apartamento de Chico. "Agora, ele vai até lá gravar. A Salomé foi uma escolha do [Maurício] Sherman. O Chico faz tudo o que o Sherman quer", disse a mulher do humorista, se referindo ao diretor da atração. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos