"Quando lembrei que minha mãe me teve aos 22 foi mais fácil", diz Carolinie sobre 1ª gravidez

CARLA NEVES

Do UOL, no Rio

Grávida de seis meses de sua primeira filha, Bruna Luz, a atriz Carolinie Figueiredo, de 22 anos, garante que já se recuperou do susto que levou ao saber que seria mãe. “Fiz dois testes de farmácia que deram positivo. Mas não consegui admitir a possibilidade de estar grávida”, lembra a atriz, que confirmou o resultado com um exame de sangue. Namorando há dois anos o também ator Guga Coelho, de 35, Carolinie diz que ficou mais tranquila quando pensou que sua mãe, a gerente de RH Gladys, engravidou com a mesma idade. “Vou ter filho na idade que a minha mãe me teve. Ela me teve exatamente com 22 anos. Quando caiu essa ficha, quando lembrei disso, foi mais fácil”, conta.

Recuperada do susto inicial, Carolinie conta que está curtindo a gravidez. “A única coisa que ainda me assusta é o cotidiano do bebê, quando me imagino dando banho, trocando fralda. Isso realmente nem paro para pensar. Porque não tenho ideia de como vai ser”, diverte-se a atriz, que ficou conhecida na TV como a Domingas, de “Malhação”. Para viver a personagem, que ficou de 2008 a 2010 na novelinha da Globo, Carolinie engordou 14 quilos. Mas depois que a trama terminou, ela recuperou a boa forma para viver a estudante Madu em “Ti Ti Ti”. “Emagreci sem remédio, malhando, fechando a boca. Foi muito difícil porque era uma luta diária, de muito esforço e determinação”, lembra.

Com a gravidez, Carolinie conta que sabia que engordaria novamente. Mas não se preocupou. “Estou tranquila, não estou me cobrando. Depois recupero. Todo mundo fala que amamentar emagrece. Brinco dizendo que vou amamentar a Bruna até os seis anos”, afirma ela, que tem feito ioga, natação e hidroginástica para manter a forma. “Também faço drenagem linfática. Porque nunca consegui me controlar só com dieta. Sempre compensei com exercício físico e cuidados estéticos”, justifica. Leia abaixo a entrevista completa com a atriz:

UOL – Como você reagiu quando soube que estava grávida?
Carolinie –
Eu já estava meio desconfiada, sentindo algumas alterações no corpo, meio enjoada. Então fiz dois testes de farmácia que deram positivo, mas achei que eles estavam errados. Não consegui admitir a possibilidade de estar grávida. Porque a gente nunca imagina que está [risos].

UOL – Mas você tomava anticoncepcional?
Carolinie –
Tomava. Foi na minha mudança de pílula. Me confundi na hora de trocar de uma marca para outra e aí, enfim, acabou acarretando tudo isso. Depois do exame da farmácia, fiz exame de sangue e o resultado ia ficar pronto às cinco e não ficou, depois às sete, e não ficou. Fiquei o dia inteiro na agonia, esperando o resultando, que só chegou por e-mail às onze da noite. Na hora que abri, a Sophie [Charlotte] me ligou. Ela foi a primeira pessoa a saber, depois de mim e do Guga [Coelho]. Ela me pegou no auge da surpresa. E depois veio aqui para casa, a gente chorou para caramba. Tanto que ela vai ser a madrinha.

UOL – Você ficou assustada em algum momento?
Carolinie –
No início foi um susto. Mas depois pensei:  ‘vou ter filho na idade que a minha mãe me teve’. Ela me teve exatamente com 22 anos. Quando caiu essa ficha, quando lembrei disso, foi mais fácil. Com certeza ela também se sentia despreparada ou insegura. Mas não me sinto. Pelo contrário. Me sinto segura e preparada. A única coisa que ainda me assusta é o cotidiano do bebê, quando me imagino dando banho, trocando fralda. Isso realmente nem paro para pensar. Porque não tenho ideia de como vai ser.

UOL – Você nunca teve a experiência de cuidar de criança?
Carolinie –
Tenho um irmão de dois anos, por parte de mãe. Mas fico só com a parte legal: brinco, canto música, tenho muita paciência. Essa parte do cotidiano mesmo é que acho um pouco mais complicada.

UOL – Você tinha preferência pelo sexo do bebê?
Carolinie –
Sempre achei que fosse ter um filho menino. Acho que menino é mais agarrado com a mãe. Mas o Guga [Coelho] ficou animado e tinha certeza desde o início que seria uma menina. E agora estou adorando a ideia de ter uma menina.

Meus pais não cobraram nada. Só disseram que de agora em diante vou ter que ser mais disciplinada

Carolinie Figueiredo, atriz

UOL – Como seus pais receberam a notícia da sua gravidez?
Carolinie –
Minha família me surpreendeu. Todo mundo foi muito bacana comigo. Minha mãe ficou feliz, até porque meu bebê e meu irmão vão ter dois anos de diferença. Ela fica até brincando que já está pronta para tomar conta da neném. E meu pai [o administrador de empresas Mauro] também me surpreendeu. Achei que ele fosse falar alguma coisa da carreira, que era muito nova. Mas não. Os dois não cobraram nada. Só disseram que de agora em diante vou ter que ser mais disciplinada.

UOL – E a família do Guga, como recebeu a notícia?
Carolinie –
A notícia foi muito bem recebida na família dele. A mãe dele até fazia parte do “Movimento das Mulheres Sem Neto” [risos]. Ela era a única da família que não tinha neto ainda. Então ela adorou, ficou muito feliz. E o Guga também. Primeiro foi um susto. Mas agora ele também está curtindo muito a ideia de ser pai.

UOL – Vocês já moravam juntos antes da gravidez?
Carolinie –
A gente já mora junto há algum tempo. Só que ele sempre morou na minha casa. Com a notícia da gravidez, ele me chamou para morar na casa dele e vim. Foi até a parte que mais emocionou meu pai. Porque ele assumiu não só a criança como nosso relacionamento. A gente não casou no papel nem fez cerimônia, mas ficou claro que a gente ficaria junto.

UOL – Mas vocês pretendem casar?
Carolinie –
A gente não fala muito sobre isso. Não tem muito a ver com a gente. Temos vontade de fazer um chá de bebê legal, fazer outro tipo de comemoração. Mas casamento não.

UOL – Você disse que a madrinha vai ser a Sophie Charlotte. E o padrinho?
Carolinie –
O padrinho vai ser o João Lins, que é amigo do Guga.  Ele é músico, filho da Lucinha Lins. O Guga é padrinho do filho dele.

UOL – Antes de engravidar, você tinha acabado de emagrecer 14 quilos. Como reagiu ao saber que engordaria novamente com a gravidez?
Carolinie – Pois é. Já engordei oito quilos. Mas estou tranquila, não estou me cobrando. Esse foi o meu primeiro grande susto: ‘caramba, acabei de emagrecer’. E realmente emagreci sem remédio, malhando, fechando a boca. Foi muito difícil porque era uma luta diária, de muito esforço e determinação. Sabia que engordaria, mas depois recupero. Todo mundo fala que amamentar emagrece. Brinco dizendo que vou amamentar a Bruna até os seis anos.

Brinco dizendo que vou amamentar a Bruna até os seis anos

Carolinie Figueiredo, atriz

UOL – Você está fazendo dieta?
Carolinie –
Estou segurando a fome. Porque estou sentindo muita fome. Mas não estou fazendo dieta. Estou tranquila. Tento, como sempre fiz, compensar com exercício. Faço minha caminhada. Estou matriculada na ioga, na natação e na hidroginástica. Então duas vezes na semana, pelo menos, faço exercício. Faço drenagem linfática também. Porque nunca consegui me controlar só com dieta. Sempre compensei com exercício físico e cuidados estéticos. Não sou muito rígida comigo. Tomei tanto susto no início da gravidez que não estou me cobrando muito. Estou sendo a mãe que posso ser. Converso muito com ela em pensamento. Ela sabia que eu tinha 22 anos, que o pai era do jeito que é.  A gente era muito sem rotina, avoado, cheio de ideia na cabeça, pessoas menos disciplinadas, menos organizadas. Mas converso muito com ela e estou muito tranquila. Ainda não caí na neurose da culpa. Porque dizem que ser mãe é conhecer a culpa: a culpa de não dar atenção, a culpa disso, a culpa daquilo.

UOL – Você está lendo livros sobre maternidade?
Carolinie –
Estou lendo muito sobre o assunto. Ganhei muitos livros de presente e estou tentando me preparar de alguma maneira. Também estou conversando com as pessoas. É muito legal porque sempre fiz terapia, faço reiki. Então você recomeça a reviver a sua maternidade, a educação da sua mãe, das pessoas a sua volta.

UOL – Como surgiu o nome Bruna Luz?
Carolinie –
Eu queria colocar Luz e o Guga queria Bruna. Então a gente juntou e fez um nome só, que a gente acabou adorando. Porque Bruna é morena, escura. E luz é claro. Então ela fica nessa coisa meio yin/yang, meio claro/escuro. A gente achou que tem tudo a ver com a gente e com a bebê, com o que a gente quer que ela pense do mundo.

UOL – Você vai tentar parto normal?
Carolinie –
Quero muito parto normal. Tenho lido bastante a respeito. A ioga é o que mais faço direito das minhas atividades. Só que das atrizes que estou acompanhando até agora ninguém teve normal. Imagino que deva ser difícil. Elas falaram que iam tentar e não conseguiram. Também não tenho nenhuma pressão. Mas gostaria de ter parto normal.

UOL – Você já começou a fazer o enxoval?
Carolinie –
Não comprei nada. Ganhei tudo. Ela não tem muita coisa, mas tem o necessário. Tem uns “miminhos” que ganhei. A madrinha foi para Paris e trouxe algumas roupinhas. Ela também tem umas roupinhas da feirinha de Petrópolis [região serrana do Rio de Janeiro]. Não precisei comprar nada, ganhei tudo.

UOL – E o quarto? Já começou a decorar?
Carolinie –
O quarto já está todo montado. Ainda sem decoração. Estou esperando o Guga voltar [ele está viajando a trabalho] para terminar a decoração.

UOL – Você sentiu algum desejo na gravidez?
Carolinie –
Senti muita vontade de comer caldinho de feijão [risos]. Já ouvi dizer que o desejo tem a ver com o que o nosso corpo está precisando. Proteína, por exemplo, se você quer comer uma carne. No meu caso foi ferro. Acredito nisso. Acho que nosso corpo é muito sábio.

UOL – Que tipo de mãe você acha que vai ser?
Carolinie –
Quero ser uma mãe muito liberal e tranquila. Porque quero que ela seja uma criança tranquila. Fico torcendo para que isso aconteça. Fui uma criança muito tranquila. Dormia na casa das pessoas, ia no colo de todo mundo... Quero que a Bruna seja assim também.

UOL Cursos Online

Todos os cursos