"Nem me atrevo a desejar nada", afirma Glória Pires, no dia em que completa 48 anos de idade

  • Divulgação/TV Globo

    Glória Pires durante gravação de "Insensato Coração" (12/5/2011)

    Glória Pires durante gravação de "Insensato Coração" (12/5/2011)

Nesta terça-feira (23), Glória Pires completa 48 anos de idade. Desde os cinco na TV, a atriz – que é intérprete de vários papéis de sucesso, como a Maria de Fátima, de “Vale Tudo”, e as gêmeas Ruth e Raquel, de “Mulheres de Areia” – conta, em entrevista exclusiva ao UOL, que não tem muito mais o que sonhar em fazer na carreira e na vida pessoal. “Nem me atrevo a desejar nada. Recebi tão mais do que imaginava”, garante ela, que no último sábado (20) se despediu de mais um papel que caiu no gosto do público, a Norma, de “Insensato Coração”.

Casada há 23 anos com o músico Orlando Morais, com quem tem Antônia, de 18, Ana, de 11, e Bento, de seis – ela também é mãe da atriz Cleo Pires, de 28, fruto de sua relação com o cantor Fábio Jr –,  Glória conta não ter um segredo para o sucesso da união com o marido. “Seria ótimo se houvesse uma receita. Acredito que posso falar por ele nessa questão. Queremos estar juntos, basicamente é isso”, diz. Muito discreta em relação a sua vida pessoal, ela admite que ainda se incomoda com a superexposição do meio artístico. Mas, ao mesmo tempo, ama o que faz. “Tenho imenso prazer em fazer o que faço”, afirma.

Embora seja considerada por muitos um exemplo de mulher, mãe e profissional, Glória faz questão de deixar claro que também tem defeitos. “Sou humana, né?”, afirma ela, acrescentando que é uma pessoa tímida. “Não perdi minha timidez, mas aprendi a lidar com ela. Trabalhei nisso sozinha, comigo mesma. E o apoio dos meus pais também foi fundamental”, conta ela, referindo-se aos já falecidos Elza e Antônio Carlos Pires.

Glória afirma que os pais também a ajudaram a crescer no meio televisivo. Afinal, desde 1969, quando estreou na novela “A Pequena Órfã”, ela cresceu sob os holofotes. “Crescer dói, mas faz parte do processo. Meus pais sempre foram muito presentes na minha vida. Esse amor me ajudou muito”, declara ela, contando que procura dar um espaço de dois anos entre uma novela e outra. “Normalmente dou esse espaço porque fazer novela é muito desgastante física e mentalmente. Sempre volto com as baterias recarregadas”, explica.

 

Antes de voltar a trabalhar em “Insensato Coração”, por exemplo, Glória já estava há quatro anos afastada das novelas - sua última atuação foi em "Paraíso Tropical", também de Gilberto Braga. Nesse período, ela morou em Paris, na França, e veio ao Brasil apenas para atuar no cinema. “No primeiro ano, vim três vezes ao Brasil, para filmar ‘Se Eu Fosse Você 2’, ‘É Proibido Fumar’ e ‘Lula, o Filho do Brasil’. Só no segundo ano é que fiquei sem vir”, lembra. Quando voltou para o Rio de Janeiro para gravar a novela das nove, a atriz lembra que deixou o marido lá. “Orlando ficou em Paris, vindo constantemente ao Rio”, afirma.

No dia em que completa mais um ano de vida, Glória faz uma retrospectiva dos seus 43 anos de carreira na TV. E afirma que o melhor de ser atriz é “vencer os medos para viver uma nova personagem”. Questionada sobre que papel é o mais marcante na sua trajetória profissional, ela enumera quatro personagens. “Maria de Fátima, de ‘Vale Tudo’; Ruth e Raquel, de ‘Mulheres de Areia’; e Maria Moura, da minissérie ‘Memorial de Maria Moura’”, conta ela, afirmando que não saberia o que gostaria de ganhar de presente de aniversário nesta terça (23). “Já tenho tudo o que desejo e mais até!”, garante.

UOL Cursos Online

Todos os cursos