UOL Entretenimento Celebridades

16/01/2008 - 09h24

Biografia não autorizada de Tom Cruise levanta polêmica e desmentidos

NOVA YORK, 16 Jan 2008 (AFP) - Uma biografia explosiva e não autorizada do astro de Hollywood Tom Cruise foi lançada nesta terça-feira nos Estados Unidos, apesar dos furiosos desmentidos por parte da Igreja de Cientologia - à qual pertence o ator - sobre as referências que lhe dizem respeito.

Cruise, um dos adeptos mais famosos dessa religião, ainda não fez comentários sobre o livro, "Tom Cruise: Uma Biografia Não Autorizada", mas os cientologistas o descreveram como "um ataque intolerante e repleto de mentiras".

Obra do escritor e jornalista britânico Andrew Morton, que quebrou o silêncio sobre o casamento de Lady Di em "Diana: sua verdadeira história", o livro apresenta o ator de modo pouco elogioso como uma pessoa calculista.

A Igreja da Cientologia, que é, na realidade, o verdeiro tema do livro, publicou um longo comunicado rebatendo algumas informações e insiste que Morton não deu o direito de resposta.

O livro detalha os processos iniciados pelo astro de Hollywood ao longo dos anos contra as versões de que era homossexual e infértil e examina o papel da cientologia em seu casamento com a atriz Nicole Kidman.

"Cada afirmação feita sobre a igreja relativa às relações de Cruise são virtualmente falsas", afirma o comunicado.

"As insinuações de que Cruise é o segundo na hierarquia da Igreja não apenas são falsas, como ridículas", acrescenta o texto.

Também responde à assombrosa afirmação do livro de que Katie Holmes, a atual esposa de Cruise, e seu filho sejam a encarnação do espírito de L. Ron Hubbard, o fundador da cientologia.

"A Igreja jamais achou que nenhum recém-nascido possa ser a reencarnação ou o descendente de seu fundador, o sr. Hubbard".

O livro cataloga a cientologia como uma seita, "adepta a se apresentar falsamente como uma religião aplicada".

Cruise é, por sua vez, descrito como um "messias do cinema, que reflete os temores e dúvidas de nosso tempo, que se aproveita do poder ilimitado da celebridade moderna, nossa relação com o extremismo religioso e desconcerto da globalização".

É provável que o livro conduza a um processo e a Cientologia aparentemente se prepara para uma ação legal contra a editora americana St Martin's Press, que preferiu não fazer comentários.

A polêmica causada por sua publicação já colocou o livro no nono lugar entre os dez mais vendidos da Amazon.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host