UOL Entretenimento Celebridades
 
09/08/2010 - 08h43

Mia Farrow contradiz Naomi Campbell em tribunal para crimes de guerra

A atriz americana Mia Farrow contradisse nesta segunda-feira a supermodelo britânica Naomi Campbell em depoimento no Tribunal Especial de Haia para Serra Leoa, que investiga crimes de guerra cometidos durante o conflito no país africano.

Em seu depoimento, Mia Farrow afirmou que Campbell havia contado a ela que ganhara um “grande diamante” de homens enviados por Charles Taylor, ex-presidente da Libéria, após um jantar em 1997 na casa do então presidente da África do Sul, Nelson Mandela.

A atriz, a modelo e Taylor estavam entre as várias celebridades convidadas para o jantar.
Em seu depoimento ao mesmo tribunal na semana passada, Naomi Campbell disse que havia recebido uma bolsa com “duas ou três pedras de aparência suja” por meio de emissários, mas que não sabia quem os havia mandado.

Celebridades
Os depoimentos das celebridades, que têm ajudado a chamar a atenção para o julgamento em Haia, na Holanda, eram considerados importantes pela promotoria do caso, pela possibilidade de ligar Charles Taylor aos diamantes.

O ex-presidente da Libéria é acusado, entre outras coisas, de ter financiado a Frente Unida Revolucionária (RUF, na sigla em inglês) durante a guerra civil de Serra Leoa em troca de diamantes brutos.

Os rebeldes da RUF eram notórios por cortar mãos e pernas de civis durante o conflito que durou entre 1991 e 2001.

Taylor, que governou a Libéria entre 1997 e 2003, foi preso em 2006. O tribunal especial em Haia foi instalado em 2007. Taylor nega as acusações contra ele – que também incluem assassinato, estupro e o uso de crianças como soldados – e afirma que não tem nada a ver com os diamantes.

As alegações vieram à tona no ano passado, quando Mia Farrow escreveu ao tribunal afirmando que Naomi Campbell teria contado ter recebido os diamantes brutos.

Café-da-manhã
Em seu depoimento nesta segunda-feira, Mia Farrow afirmou que a modelo chegou para o café-da-manhã no dia seguinte ao jantar e começou a falar sobre o presente recebido no meio da noite antes mesmo de se sentar à mesa.

“O que eu me lembro é que Naomi Campbell disse que durante a noite havia sido acordada por alguns homens batendo à sua porta. Eles tinham sido mandados por Charles Taylor e deram a ela um grande diamante”, disse Farrow.

“Ela disse então que pretendia dar o diamante para a fundação de caridade de Nelson Mandela”, afirmou a atriz. Naomi Campbell disse em seu depoimento na semana passada que deu as pedras a Jeremy Ractliffe, então diretor do Fundo Nelson Mandela para a Infância (NMCF, na sigla em inglês), na manhã seguinte ao jantar.

Ratcliffe confirmou na sexta-feira ter mantido as pedras desde 1997 e as entregou à polícia, que no domingo confirmou que eram diamantes autênticos.

Flerte
Após Farrow, outro depoimento amplamente esperado no tribunal de Haia é o da ex-agente de Naomi Campbell, Carole White. White também esteve presente no jantar de Mandela e afirmou, em uma entrevista aos promotores do caso em maio, que Taylor e Campbell “flertaram” durante o evento.

Ela disse ter ouvido quando o então presidente liberiano prometeu à modelo diamantes de presente. “Ficou arranjado que ele mandaria alguns homens para entregar o presente”, dizem as notas da entrevista.

Segundo a ex-agente, Campbell “parecia excitada com os diamantes e falava sobre eles o tempo todo”.

 

Hospedagem: UOL Host