UOL Entretenimento Celebridades

01/07/2010 - 20h56

Naomi Campbell terá que depor em Haia por 'diamantes de sangue'

Haia, 1 jul (EFE).- A modelo Naomi Campbell terá que depor no Tribunal Especial para Serra Leoa, em 29 de julho, como testemunha no julgamento do ex-presidente da Libéria Charles Taylor, de quem teria recebido um diamante bruto.

Se não comparecer, a corte alerta que a top britânica estará cometendo o delito de desacato e "poderá ser condenada a até sete anos de prisão."

Segundo a Promotoria, o testemunho de Naomi pode provar que Taylor, ao contrário do que alega, realmente tinha acesso a diamantes brutos e que os trocava por armas usadas no conflito em Serra Leoa.

Charles Taylor teria entregado o 'diamante de sangue' a Naomi Campbell durante um jantar organizado por Nelson Mandela na África do Sul, em 1997.

Os promotores haviam pedido em maio passado a presença da modelo por conta dos diamantes que ela teria recebido do ex-presidente, julgado por crimes de guerra nessa corte.

Taylor é julgado desde janeiro de 2008 em Haia. Sobre ele pesam 11 acusações de crimes de guerra e contra a humanidade relacionados ao conflito civil que assolou Serra Leoa entre 1991 e 2002 e que deixou 50 mil mortos.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host