UOL Entretenimento Celebridades
 
19/05/2011 - 18h02

Escândalos põem Schwarzenegger na berlinda

  • Reuters

    Arnold Schwarzenegger e Maria Shriver (ao centro) e os filhos (da esquerda para a direita): Christopher, Patrick, Katherine e Christina, na première de Os Esquenta-Banco em Los Angeles (2/4/2006)

    Arnold Schwarzenegger e Maria Shriver (ao centro) e os filhos (da esquerda para a direita): Christopher, Patrick, Katherine e Christina, na première de "Os Esquenta-Banco" em Los Angeles (2/4/2006)

Los Angeles - A repercussão da descoberta de que o ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger teve um filho ilegítimo ganhou grande destaque nas principais revistas de celebridades dos Estados Unidos, embora poucos americanos acreditem que a polêmica afetará sua carreira artística.

Apesar dos escândalos pessoais vividos nos últimos 10 dias, analistas e produtores da indústria acreditam que a possível difamação da imagem de Schwarzenegger não prejudicará sua nova etapa profissional como ator.

"Se tudo tivesse vindo à tona durante a última campanha, ele não teria sido reeleito. Se tivesse estourado durante seu mandato como governador, teria sido muito grave", disse ao jornal "Los Angeles Times" Dan Schnur, diretor de ciências políticas da Universidade do Sul da Califórnia, que acredita que a polêmica deverá ter sua intensidade reduzida daqui a "um ou dois meses".

O produtor do próximo filme de Schwarzenegger, Albert Ruddy, comparou a situação do ator com a do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, que passou "por coisas horríveis" após anunciarem sua infidelidade com Monica Lewinsky e "agora é considerado um dos presidentes mais populares".

O ator nascido na Áustria vive atualmente um verdadeiro inferno particular e está fora dos holofotes. Primeiro veio o anúncio do fim de seu casamento com Maria Shriver, no dia 9 de maio. Ela, que abandonou a mansão do casal no bairro de Brentwood (Los Angeles), já levava uma vida independente nas últimas semanas, mesmo após a comemoração das bodas de prata da união no dia 26 de abril.

"São momentos de grande transição pessoal e profissional para cada um de nós", disse Schwarzenegger, que em janeiro deixou seu cargo sem ter conseguido resolver o grave déficit fiscal que o estado californiano enfrenta há anos - está imerso em uma grave crise imobiliária e financeira, e não consegue reduzir a alta taxa de desemprego.

Há apenas dois dias o ex-governador reconheceu que teve um filho com uma empregada que trabalhou para sua família durante 20 anos, e deixou o emprego em janeiro. Segundo o "Los Angeles Times", a esposa de Schwarzenegger se separou após tomar conhecimento do episódio.

"Este é um momento doloroso e devastador. Como mãe, minha preocupação são as crianças. Peço compaixão, respeito e privacidade, já que meus filhos e eu estamos tentando reconstruir nossas vidas e fechar as feridas", afirmou Maria Shriver.

O próprio Schwarzenegger reconheceu que disse a sua esposa sobre o filho fora do casamento após deixar o cargo de governador da Califórnia.

"Entendo e mereço os sentimentos de raiva e decepção de meus amigos e minha família", afirmou. "Não há desculpas, e assumo toda a responsabilidade pelos danos causados", acrescentou.

Maria, de 55 anos, uma histórica primeira-dama para o povo californiano, se dedicou durante o mandato de seu marido em campanhas de voluntariado e assumiu o controle de instituições culturais como o museu de história de Sacramento.

Segundo a revista "People", ela contratou Laura Wasser, uma advogada especializada em divórcios, embora algumas fontes afirmem que ela ainda não tomou uma decisão definitiva a respeito da separação.

A imprensa publicou recentemente o nome da ex-amante de Scwarzenegger. Trata-se de Mildred Patricia Baena, de 50 anos, com quem o político começou a manter relações sexuais no final da década de 90.

A rede de televisão "CNN", que teve acesso à certidão de nascimento, informou que o filho do ator com a empregada nasceu no dia 2 de outubro de 1997, logo depois do nascimento do segundo filho de Schwarzenegger e Maria, Patrick, que veio ao mundo em 18 de setembro do mesmo ano.

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host