UOL Entretenimento Celebridades

30/03/2009 - 13h20

Para grupo ativista, adoção de Madonna se equivale a "tráfico de criança"

Por Mabvuto Banda
LILONGUE (Reuters) - Um tribunal do Maláui deve decidir na sexta-feira se a cantora pop norte-americana Madonna poderá adotar uma segunda criança no país. Um destacado ativista local pelos direitos humanos disse que isso equivaleria a tráfico de crianças.
  • AP

    A cantora deverá aguardar no Maláui a semana toda para continuar o processo de adoção

Madonna compareceu ao tribunal nesta segunda, pedindo para adotar uma menina de 4 anos, Mercy James. A audiência foi adiada para 3 de abril.

Críticos acusam o governo de ter dado a uma das cantoras de maior sucesso no mundo tratamento especial quando ela adotou seu filho malauiano David Banda, dizendo que o governo passou por cima das leis que proíbem pessoas não residentes no país de adotar crianças.

Grupos da sociedade civil do Maláui disseram que pretendem opor-se à adoção de Mercy, e o grupo humanitário ActionAid declarou que a iniciativa não ajudará as milhões de crianças que vivem na pobreza em todo o mundo.

De vestido preto e óculos de sol, Madonna não falou com jornalistas depois de a Alta Corte ter adiado a audiência sobre seu caso.

Um dos advogados de Madonna disse diante do tribunal que ela está pedindo autorização para adoção temporária, de cerca de 18 meses.

O ativista malauiano dos direitos humanos Mavuto Bamusi ficou indignado com a tentativa mais recente de Madonna de adotar uma criança.

"Na ausência de leis e procedimentos claros, o que está acontecendo neste caso equivale a tráfico ou sequestro de crianças", disse ele em coletiva de imprensa.

De acordo com o jornal local Nation, Madonna, de 50 anos, teria comentado que amigos malauianos dela lhe disseram que David precisava de um irmão ou irmã. A cantora já tem dois outros filhos, Rocco e Lourdes.

"Estamos espantados com o que está acontecendo", disse Mavuto Bamusi à Reuters. "Estamos estudando a possibilidade de contestar essa adoção."

A ActionAid disse em comunicado à imprensa: "A adoção que Madonna pretende fazer no Maláui pode ajudar uma criança, mas não fará diferença aos milhões de crianças que vivem e morrem na pobreza no mundo em desenvolvimento."

A cantora declarou que, apesar da controvérsia, fica feliz em estar envolvida num caso que pode abrir o caminho para mais adoções no Maláui, onde estima-se que 1 milhão de crianças se tornaram órfãs em função da Aids.

Madonna cativou milhões de pessoas em todo o mundo com suas performances sexy e dinâmicas e canções como "Material Girl", "Like a Virgin" e "Papa Don't Preach".

No domingo, ela visitou um terreno onde sua organização beneficente, Raising Malawi, pretende construir uma escola para garotas, no povoado de Chikhota, a pouca distância de Lilongwe.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host