NOVA YORK (Reuters) - Um vídeo caseiro mostrando uma relaxada Marilyn Monroe aparentemente fumando maconha foi resgatado de um sótão cerca de 50 anos depois de ser filmado.
O filme a bobina mudo e em cores foi feito em uma casa de Nova Jersey e comprado recentemente pelo colecionador Keya Morgan por 275 mil dólares da pessoa que fez a filmagem, que pediu anonimato.
Morgan e a pessoa que filmou o filme deram à Reuters permissão de usá-lo na forma digital. Os direitos da imagem serão colocados à venda no eBay ainda nesta semana, disse Morgan.
Morgan, um colecionador de fotos históricas, manuscritos, autógrafos e documentos, também está trabalhando em um documentário sobre a morte de Marilyn, em agosto de 1962.
Ele ficou sabendo do filme durante sua pesquisa e descobriu o proprietário, que o mantinha como parte de um arquivo. O filme com a atriz estava guardado em um sótão havia três anos.
Marilyn parece feliz e relaxada no meio de uma pequena reunião de amigos que, segundo Morgan, aconteceu em 1958 ou em 1959, baseado em sua aparência.
"É o fim dos anos 1950, então ela já é muito famosa, mas esse é um lado pessoal dela que nós nunca vimos antes. As pessoas nunca a viram em uma pose tão relaxada", disse Morgan.
A certa altura ela recebe um cigarro e traga, mas não parece inalar profundamente. Mais tarde ela parece cheirar a própria axila e rir.
A pessoa que fez o filme confirmou que se tratava de um cigarro de maconha, dizendo: "Eu tinha (a maconha). Era minha. Ela foi passada pelas pessoas."
"Não era uma festa, era uma reunião. Você sabe, venha e apareça".
(Reportagem de Daniel Trotta)