UOL Entretenimento Celebridades

15/01/2010 - 10h07

Astros de Hollywood fazem campanha pelo Haiti

Brainpix

Angelina Jolie e Brad Pitt no UNICEF Snowflake Ball em Beverly Hills (10/12/2009). O casal doou US$ 1 milhão para a entidade Médicos Sem Fronteiras que atua em Porto Príncipe, no Haiti

Angelina Jolie e Brad Pitt no UNICEF Snowflake Ball em Beverly Hills (10/12/2009). O casal doou US$ 1 milhão para a entidade Médicos Sem Fronteiras que atua em Porto Príncipe, no Haiti

MIAMI (Reuters) - O devastador terremoto do Haiti comoveu astros de Hollywood e da música pop, que conclamam seus fãs a ajudarem as vítimas e fazem doações do próprio bolso.

Os atores Angelina Jolie e Brad Pitt estiveram entre os primeiros, doando 1 milhão de dólares da sua fundação para a entidade Médicos Sem Fronteiras, que atua em Porto Príncipe.

A atriz Alyssa Milano, embaixadora da boa vontade do Unicef (órgão da ONU para a infância), usou na quinta-feira seu blog no site The Huffington Post para desafiar empresas dos EUA a imitarem sua doação. Ela disse que o dinheiro será usado na compra de suprimentos médicos, lonas, comida e kits de água para o Haiti.

"Chorei e então fiz a única coisa que eu poderia fazer (...): assinei um cheque de 50 mil dólares para o Fundos dos EUA para o Unicef", escreveu ela.

O rapper de origem haitiana Wyclef Jean lançou uma campanha por mensagem de texto, pedindo aos fãs que doem cada um 5 dólares para o seu Fundo do Terremoto Yele Haiti. A doação é descontada na conta de celular de quem mandar a palavra "Yele" para o numero 501501 (só nos EUA).

Jean já arrecadou mais de 1 milhão de dólares para as vítimas, e está no Haiti "prestando ajuda e avaliando a situação", segundo o seu site www.yele.org.

O ator George Clooney irá apresentar no dia 22 uma maratona televisiva beneficente na MTV, disse o canal na quinta-feira. Outros músicos pop e astros do cinema também devem participar.

A cantora colombiana Shakira pediu aos seus fãs que façam doações para reconstruir ao Haiti. Sugeriu que o dinheiro seja entregue ao Unicef ou à fundação de Wyclef.

Já Chris Martin, do Coldplay, sugeriu que as doações sejam feitas à ONG Oxfam, cuja embaixadora global Scarlett Johansson, atriz, também pediu contribuições para o Haiti.

A apresentadora Oprah Winfrey se envolveu na quarta-feira, pedindo aos espectadores do seu popular programa de TV que façam doações à Cruz Vermelha.

O ator Ben Stiller, que tem angariado dinheiro para uma escola em Ceverine, no Haiti, por meio da fundação Save the Children, também fez um apelo no programa de Larry King, na CNN, por doações de 10 dólares, debitadas na conta de quem enviar um SMS com a palavra "Haiti" ao número 90999 (também só nos EUA).

A primeira-dama Michelle Obama também fez um apelo por doações via celular nessa campanha, que até a noite de quinta-feira já havia arrecadado 5,9 milhões de dólares, destinados à Cruz Vermelha Haitiana.

O ciclista Lance Armstrong prometeu 250 mil dólares da sua Fundação LiveStrong, segundo o site da entidade. O dinheiro será destinado aos Médicos Sem Fronteiras e aos Parceiros da Saúde, entidade fundada pelo professor de Harvard Paul Farmer.

(Reportagem de Anthony Boadle)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host