UOL Entretenimento Celebridades
 
15/02/2011 - 19h22

Rival bate Carla Bruni em pesquisa sobre candidatas a primeira-dama

  • Suzanne Plunkett/Reuters

    Carla Bruni e Nicolas Sarkozy após almoço com o primeiro ministro inglês David Cameron e a mulher Samantha, em Londres (18/6/2010)

    Carla Bruni e Nicolas Sarkozy após almoço com o primeiro ministro inglês David Cameron e a mulher Samantha, em Londres (18/6/2010)

PARIS - Se o resultado da eleição presidencial francesa depender da popularidade da futura primeira-dama, Nicolas Sarkozy e sua mulher, a ex-modelo Carla Bruni, podem ir dando adeus ao palácio do Eliseu, segundo uma pesquisa.

Anne Sinclair, 62 anos, casada com o líder socialista Dominique Strauss-Khan, tem uma imagem pública muito melhor que Bruni, de 43 anos, casada desde 2007 com o atual presidente. As pesquisas também sugerem que Strauss-Khan baterá Sarkozy caso os dois se enfrentem nas urnas em 2012.

A italiana Bruni teve a preferência de 31 por cento dos entrevistados na pesquisa feita para a revista Paris Match, contra 65 por cento para Sinclair, uma nova-iorquina que se tornou célebre como jornalista de TV nas décadas de 1980 e 90, época em que entrevistou as principais personalidades da política francesa.

A mesma pesquisa, realizada nos dias 10 e 11 pelo instituto Ifop, aponta 64 por cento das intenções de voto para Strauss-Khan, e 33 por cento para Sarkozy. Além disso, 56 por cento desejam uma vitória da esquerda, que desde 1995 não governa a França.

Na semana passada, Sinclair declarou que não gostaria que seu marido fosse reconduzido ao comando do FMI, o que foi visto como uma declaração orquestrada cuidadosamente para sinalizar que ele pretende disputar a Presidência.

Já Bruni, que disse em janeiro jamais ter votado na esquerda, apesar de ter muitos artistas esquerdistas como amigos, também assume um papel ativo ao lado do marido conservador, aparecendo com frequência junto a ele em poses apaixonadas, e contribuindo para atenuar a imagem de durão associada a Sarkozy.

Pesquisas anteriores sugeriam que dois terços dos franceses gostam de Bruni, mas a nova pesquisa indica que ela não se sai tão bem quanto confrontada com outra opção para ser a futura primeira-dama francesa.

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host