Atriz de "Kill Bill" é presa durante protesto contra oleoduto diante da Casa Branca
A atriz Daryl Hannah foi presa nesta terça-feira (30) diante da Casa Branca, em Washington (EUA), durante protesto contra a extensão de um oleoduto que ligaria o Canadá até o costa do golfo, nos EUA.
"Às vezes é necessário sacrificar sua liberdade por uma liberdade maior", disse a atriz em Lafayette Park antes de ser presa. "E nós queremos ser livres dos combustíveis fósseis que provocam destruição e mortes horríveis e ter um futuro com energia limpa", acrescentou, segundo a NBC.
A atriz, que participou dos filmes "Kill Bill" e "Uma Sereia em Minha Vida", estava sentada na calçada diante da Casa Branca junto com outras manifestantes e se recusou a três pedidos para deixar o local.
Daryl Hannah já foi presa em outras ocasiões. No passado, foi detida por protestar pelo fim a extração de carvão para proteger os jardins urbanos em Los Angeles.
O grupo "Tar Sand Action", que organizou protesto, disse que o projeto do oleoduto Keystone está entre os mais importantes decisões que afetam o meio ambiente que o presidente Barack Obama terá de se confrontar. O oleoduto leva areias betuminosas do Canadá para refinarias de petróleo nos EUA. Agora, o governo estuda permitir a construção de uma extensão do oleoduto.
Cerca de 100 pessoas foram presas hoje em Washington. Em Minneapolis, outros 20 manifestantes foram a convenção nacional da Legião Americana, onde Obama deverá fazer um discurso nesta terça-feira.
* Com informações da NBC.