Presidente boliviano nomeia Sean Penn como embaixador da coca

  • Aizar Raldes/AFP

    Ator norte-americano Sean Penn se encontra com o presidente boliviano, Evo Morales, no palácio presidencial Quemado, em La Paz, na Bolívia (30/10/12)

    Ator norte-americano Sean Penn se encontra com o presidente boliviano, Evo Morales, no palácio presidencial Quemado, em La Paz, na Bolívia (30/10/12)

O presidente boliviano, Evo Morales, designou o ator e diretor americano Sean Penn embaixador pela descriminação da mastigação da folha de coca e da exigência boliviana de acesso ao mar, informou nesta terça-feira (30) o ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana.

Sean Penn "se une a esta campanha internacional (boliviana) pela descriminação [do consumo] da folha de coca", anunciou Quintana.

Ganhador de dois Oscar, Sean Penn realiza no momento uma visita à Bolívia, e nesta terça recebeu de Morales "uma explicação sobre o valor do histórico e ancestral uso da folha de coca", revelou Quintana.

O uso da folha de coca para fins medicinais e religiosos e sua mastigação fazem parte das tradições milenares ancestrais das culturas indígenas andinas bolivianas.

Penn, que Quintana chamou de "ativista e militante das causas mais nobres", recebeu ainda um pedido para "ser um interlocutor junto aos atores da política internacional sobre o acesso marítimo, para levar nossa reivindicação, nossa proposta de retorno ao mar a distintos cenários".

A Bolívia exige do Chile a revisão dos tratados internacionais que retiraram dos bolivianos o acesso ao mar pela costa do Pacífico após a guerra entre os dois países, no século XIX.

Sean Penn
Sean Penn

UOL Cursos Online

Todos os cursos