O "bebê real", uma mina de ouro para os comerciantes
Macaquinhos com brasões reais personalizados, pacotes de biscoitos em forma de mamadeira, contos sobre bebês reais... os comerciantes britânicos disputam com criatividades para lucrar com o nascimento do primogênito do príncipe William e da duquesa de Cambridge, Kate Middleton.
Há artigos para todos os gostos e bolsos. Pouco tempo depois da internação de Kate em dezembro, por causa de fortes enjoos causados pela gravidez, uma designer criou "sacos de vômito" - que custam cerca de R$ 10,20 - com a imagem do casal com um bebê nos braços.
Era só o começo. Com a proximidade do nascimento, previsto para o meio de julho, os comerciantes deram uma pincelada real em tudo, ou quase tudo, da comida aos livros, passando pela música e as roupas, e criaram coleções de pratos e chaveiros.
Isto porque, ao contrário das Olimpíadas - evento que tem marca registrada -, qualquer um pode vender produtos com a imagem da família real.
As roupinhas de bebê com motivos reais se multiplicam: pijamas para o "aprendiz de príncipe", babadores com coroas e sacos de dormir (que custam pouco mais de R$ 270) com um brasão dourado personalizado: um helicóptero e um taco de hóquei, em referência às atividades e gostos de William e Kate.
Se não der para encontrar o artigo desejado nas lojas, um livro de costura propõe ideias para confeccionar vestidos de batizado, gorros ou meias para o futuro herdeiro.
O luxuoso hotel Grosvenor House de Londres, por sua vez, idealizou uma suíte inspirada na "família real", projetada pela loja que mobiliou o quarto de William. O preço por noite é superior a R$ 8.000 e o quarto inclui um berço com dossel.
A empresa de artigos para festas dos pais de Kate não fica atrás e lançou uma nova coleção de pratos e copos de papel com o tema "Sou una princesa".
O nascimento do bebê real, assim como o jubileu de diamante do reino, no ano passado, e o casamento de William e Kate, em 2011, são eventos que impulsionam a indústria nesta época de austeridade.
"Este tipo de acontecimentos contribuem para animar momentaneamente as pessoas. Ajuda marcas e produtos", disse Mandy Murphy, porta-voz da associação britânica de comerciantes British Retail Consortium.
O Centre for Retail Research (CRR) estima em 199 milhões de libras (pouco menos de 700 milhões de reais) os gastos em souvenirs na época do casamento.
Para o nascimento, o CRR espera aproximadamente 80 milhões de libras de renda, gerados pela compra de brinquedos e produtos reais, e outros 76 milhões vindos da compra de livros e DVDs dedicados à família real.
O mercado editorial publicou muitas histórias para crianças sobre princesas grávidas, gritos do recém-nascido que podem acordar o reino e até sobre fraldas para o bumbum delicado dos "bebês reais".
Em prevenção às noites em claro, é possível encontrar nas lojas vários CDs que prometem acalmar os herdeiros mais zangados, com música clássica e canções de ninar tradicionais.
E, apesar de não haver nenhum acontecimento real sem uma taça para celebrá-lo, os comerciantes estão cautelosos porque ainda não sabem se Kate espera um menino ou uma menina, já que o casal decidiu manter o sexo do bebê em mistério até o nascimento.
Não querem repetir o erro do empresário chinês que se precipitou ao fabricar taças com a temática do casamento de William, depois do anúncio do seu compromisso e, acidentalmente, usou uma fotografia de seu irmão, Harry.
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