Príncipe Harry e a namorada são criticados por viagem ao Casaquistão

  • REUTERS/Stefan Wermuth

    9.mar.2014 - Príncipe Harry e sua namorada Cressida Bonas assistem ao jogo de rugby Inglaterra x País de Gales em Londres

    9.mar.2014 - Príncipe Harry e sua namorada Cressida Bonas assistem ao jogo de rugby Inglaterra x País de Gales em Londres

A viagem do príncipe Harry com sua namorada Cressidra Bonas para o Cazaquistão está sofrendo críticas pois o casal real visitou um resort da oligarquia no país, governado pelo polêmico presidente Nursultan Nazarbayev.   

A viagem de férias românticas se tornou um pesadelo para o príncipe britânico e sua namorada, pois além de escolherem um país governado por um mandatário acusado de violar os Direitos Humanos, Harry e Bonas teriam usado um helicóptero do governo local para chegarem até as pistas de esqui.   

O casal britânico passou alguns dias em um chalé do complexo de Shymbulak, em parte propriedade do oligarca Serzhan Zhumashov, amigo íntimo do presidente do Cazaquistão. Por sua vez, Nazarbayev, é muito próximo do príncipe Andrew, tio de Harry.   

O Palácio de Kensington não esclareceu quem pagou pelas férias, mas segundo o jornal britânico Daily Mail, a viagem pode ter sido oferecida por um empreendedor local.   

"O Cazaquistão é um país repressivo onde a tortura é comum e a oposição política é esmagada", disse o porta-voz da Anistia Internacional, Allan Hogarth, criticando duramente a escolha de Harry.   

O príncipe namora com a aristocrata inglesa desde maio de 2012, depois que a jovem foi apresentada pela prima de Harry, a princesa Eugenia, que é muito amiga de Cressida.   

Cada vez mais o casal tem sido fotografado junto em eventos, inclusive nos oficiais, fato que tem gerado boatos sobre um possível noivado. No mês passado Cressida acompanhou Harry em um espetáculo beneficente no estádio de Wembley em Londres.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos