Lei propõe medidas para proteger celebridades de paparazzi no Havaí
De Honolulu
-
REUTERS/Jessica Rinaldi
O vocalista do Aerosmith, Stevem Tyler, que inspirou lei contra paparazzi no Havaí
Mais de dois terços dos deputados estaduais do Havaí assinaram uma lei para proteger celebridades dos paparazzi, dando a eles poder de processar fotos não requisitadas tiradas na praia e outros lugares da ilha.
O autor da lei afirma estar legislando devido ao pedido do cantor Steven Tyler, do Aerosmith, o antigo jurado do "American Idol" que recentemente comprou uma nova casa no Maui. Kalani English, deputado democrata do Maui, afirmou que o "Steven Tyler Act" vai ajudar as indústrias de cinema e turismo, encorajando pessoas famosas a visitar o lugar sem ter medo de ser perseguido pelos paparazzi.
A lei porém não deixa totalmente claro quais são os locais públicos onde seria permitido tirar as fotos. O advogado de imprensa Jeff Portnoy, por exemplo, afirma que a legislação é vaga e faz concessões às celebridades. Já o líder da Câmera no Havaí diz que apoia a ideia de proteger as celebridades, mas acha que a lei deveria ser mais específica.
O Havaí é um dos destinos favoritos de muitas celebridades, que incluem desde o presidente dos EUA Barack Obama, que costuma passar férias com sua família em Oahu todo ano, e Lance Armstrong, que foi para lá após sua recente e polêmica entrevista para Oprah Winfrey. O cantor do Aerosmith ainda não se manifestou a respeito.