Após casamento visto por milhões, Kate e William festejam em Londres
Após o casamento que foi assistido por milhões em todo mundo, o príncipe William e sua mulher, Kate Middleton, participaram de recepções para as centenas de convidados do enlace, ocorrido pela manhã em Londres.
A polícia londrina estima que cerca de um milhão de pessoas acompanharam nas ruas a cerimônia e passagem dos noivos, que se casaram na Abadia de Westminster. Outras centenas de milhões de pessoas assistiram à cerimônia pela televisão ou pela internet ao redor do mundo.
A última festa do casamento ocorreu no Palácio de Buckingham, com direito a jantar e uma celebração, com pista de dança, até a madrugada deste sábado.
Apesar dos rumores, não foi revelado o local onde o casal passará a lua-de-mel. William havia pedido que a mídia respeitasse a privacidade dele e de Kate.
Segundo repórter da BBC especializado em monarquia Peter Hunt, a viagem será um teste para ver se o desejo de William - ciente do pesadelo que sua mãe sofreu com os paparazzi - será respeitado.
Banquete
Logo depois do casamento, o duque e a duquesa de Cambridge - títulos que William e Kate agora passam a ostentar - seguiram para o Palácio de Buckingham, residência oficial da rainha Elizabeth 2ª em Londres. Lá a monarca foi anfitriã da primeira recepção.
Um banquete foi oferecido para os mais de 600 convidados, entre eles chefes de Estado, celebridades, amigos e familiares do casal.
O casal deixou o local a bordo de um clássico Aston Martin, dirigido pelo próprio William. O carro, que pertence ao príncipe Charles, estava todo decorado com balões e faixas onde se lia "recém-casados".
Segurança
A polícia montou um grande esquema de segurança para garantir que o casamento transcorresse tranquilamente.
Mais de 50 pessoas foram presas, a maioria por pequenos distúrbios. Dez dos detidos carregavam cartazes contra a monarquia ou equipamentos de escalada.
A polícia também manteve sob observação dois pequenos protestos contra o casamento no centro de Londres, mas disse que ambos permaneceram calmos.
Cerca de 1,9 mil convidados compareceram à cerimônia, e entre 3 mil e 5 mil pessoas acamparam durante a noite ao redor da abadia.
Outros milhares dormiram acampados ao longo da rota do casal, entre a igreja e o Palácio de Buckingham.
William e Kate desfilaram após a cerimônia na carruagem State Landau 1902, aberta, que também foi usada no casamento dos pais do príncipe, Charles e Diana, em 1981.
A cerimônia transcorreu como planejado, embora William tenha se atrapalhado ao colocar o anel no dedo de Kate. O anel parecia ser pequeno demais para o dedo da noiva, mas, com um pouco de esforço, acabou entrando.
Seguindo a tradição, a joia foi feita com ouro de Gales e dado ao noivo pela rainha. Elizabeth 2ª também emprestou a Kate a tiara de diamantes que ela usou sob o véu.
Pontualmente às 13h25 (horário de Londres), como previsto, William e Kate apareceram na sacada do Palácio de Buckingham ao lado da rainha Elizabeth 2ª, dos pais de Kate, Carole e Michael, do príncipe Charles e outros membros da família real.
Para delírio da multidão que se aglomerava à frente do palácio, os dois trocaram seu primeiro beijo público.
Vestido
Kate Middleton chegou à abadia usando um vestido longo e branco da marca Alexander McQueen, assinado por Sarah Burton, nova diretora criativa da grife após a morte do estilista. O modelo tinha mangas rendadas, deixando entrever os ombros. O trabalho foi feito pela Escola Real de Costura, em Hampton Court.
Sob o véu de 2,7 metros, Kate usava uma tiara de diamantes e dois delicados brincos de brilhantes.
Segundo uma leitura labial feita por um especialista a pedido do jornal The Guardian, as primeiras palavras de William ao ver a noiva - que caminhou por uma avenida de árvores dentro da igreja - foram "você está linda".
William vestia uniforme militar e a esperava ao lado do irmão, o príncipe Harry, padrinho do casamento.
O casal foi oficialmente casado pelo arcebispo de Cantuária às 11h20 (7h20 em Brasília).
Com o casamento, Kate passa a ser duquesa de Cambridge, já que, horas antes, a rainha Elizabeth 2ª concedeu o título de duque de Cambridge a William.
O príncipe também se tornou conde de Strathearn e Barão Carrickfergus, transformando Kate em Condessa de Strathearn e Baronesa Carrickfergus.