Ex-agente de Naomi diz que ela recebeu vários diamantes de Taylor

  • AP

    A ex-agente de Naomi Campbell, Carole White, testemunha no Tribunal Especial para Serra Leoa (9/8/2010)

    A ex-agente de Naomi Campbell, Carole White, testemunha no Tribunal Especial para Serra Leoa (9/8/2010)

Haia, 9 ago.- A modelo Naomi Campbell recebeu em 1997 vários diamantes que haviam sido prometidos pelo ex-presidente da Libéria, Charles Taylor, declarou hoje a ex-agente da manequim, Carole White, ao Tribunal Especial para Serra Leoa.

White explicou que dois homens chegaram ao quarto de Campbell durante a noite que seguiu a recepção na residência de Nelson Mandela em setembro de 1997, e disseram à modelo "aqui estão os diamantes".

Os dois homens deram à modelo um papel enrugado com "cinco ou seis" diamantes, explicou a testemunha.

"Naomi me mostrou. Ela ficou bastante decepcionada porque as pedras não brilhavam", acrescentou White, quem disse que Taylor os tinha prometido durante o jantar, na qual ambos haviam flertado ligeiramente.

Na semana passada, Naomi falou ter recebido "duas ou três pequenas pedras sujas" das mãos de desconhecidos, enquanto a atriz Mia Farrow testemunhou hoje que a modelo disse na manhã seguinte ter recebido "um diamante enorme" de homens enviados por Taylor.

White declarou que sugeriu a top model que doasse as pedras preciosas à Fundação Nelson Mandela de ajuda às crianças da África do Sul, cujo responsável, Jeremy Radcliffe, confirmou tê-las recebido.

Taylor é julgado desde janeiro de 2008 em Haia por 11 acusações de crimes de guerra e contra a humanidade por seu envolvimento no conflito civil que assolou Serra Leoa entre 1991 e 2002 e que causou 50 mil mortos.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos