Princesa sueca obtém indenização recorde por publicação de notícias falsas
Berlim, 20 jan.- A princesa Madeleine da Suécia, a filha mais nova do rei Carl Gustav, obteve a maior indenização já imposta a uma editora da Alemanha por publicar sistematicamente notícias falsas sobre sua vida em duas revistas.
A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo advogado da família real sueca na Alemanha, Matthias Prinz, que comentou que a editora Klambt Verlag deverá indenizar a princesa com um total de 400 mil euros (pouco mais de R$ 901 mil) com base em uma sentença ditada pela Justiça de Hamburgo, que foi ratificada pela Suprema Corte Alemã.
Prinz ressaltou que esta será a maior indenização já cobrada pela divulgação de informações falsas sobre famosos em uma sentença na Alemanha e revelou que a família real sueca tem intenção de doar o dinheiro a instituições beneficentes.
O advogado havia apresentado aos tribunais há cinco anos um total de 86 artigos publicados pelas revistas femininas "Frau mit Herz" e "Welt der Frau", que pertencem à editora processada, com informações falsas sobre romances, suposta gravidez e planos de casamento da princesa.
A denúncia faz parte da estratégia da Casa Real sueca iniciada em 2005 de atuar judicialmente contra todo o meio de comunicação que divulgue informações falsas sobre seus membros e devido à incessante publicação de notícias caluniosas sobre as princesas Madeleine e sua irmã Victoria, herdeira do trono.