Danny Glover viaja à África do Sul para apoiar Aristide
-
J Pat Carter / AP
O ator Danny Glover posa ao lado da obra "Black Panthers", de Richard Prince, na abertura para convidados da Art Basel Miami Beach (01/12/2010)
Johanesburgo, 17 mar.- O ator americano Danny Glover chega à África do Sul nesta quinta-feira para apoiar o retorno do ex-presidente do Haiti, Jean Bertrand Aristide, a seu país.
O ator se hospedará em um luxuoso hotel da capital sul-africana nesta tarde, segundo afirmaram os responsáveis da recepção do hotel à Agência Efe.
Danny Glover, conhecido por seu papel na saga "Máquina Mortífera", mostrou em diversas ocasiões seu apoio ao Haiti e ao ex-presidente Aristide, exilado desde 2004 na África do Sul.
Está previsto que o líder encerre seu exílio de sete anos no país africano com destino ao Haiti nesta tarde de quinta-feira em um avião fornecido pelo Governo da África do Sul, segundo informam a imprensa local.
No entanto, a emissora "Talk Radio" anunciou nesta manhã as supostas pressões do presidente dos Estados Unidos Barack Obama e do secretário da Organização das Nações Unidas (ONU) Ban Ki-moon ao Governo da África do Sul para que Aristide atrase sua viagem até depois das eleições haitianas, previstas para o domingo.
O Departamento de Estado dos EUA mostrou várias vezes sua preocupação pela possível influência negativa do retorno do ex-presidente Aristide antes da eleição.
O Ministério de Relações Internacionais da África do Sul recusou confirmar a partida do ex-presidente, e cancelou no começo da manhã uma entrevista coletiva prevista para as 10h da manhã desta quinta-feira.
No mesmo avião que levará Aristide e sua família para o Haiti está previsto que outras personalidades da cultura e jornalistas viajem também. A apresentadora do programa de "TV Democracy Now", Amy Goodman, assegurou na quarta-feira que ela e a diretora de documentários Katherine Kean acompanharão Aristide no avião.