Jovem mexicana retornará a seu país sem ter presenciado casamento real
Madri, 29 abril - A mexicana Estibalis Georgina Chávez voltará "muito chateada" a seu país, após ter fracassado em sua segunda tentativa de viajar para Londres com o objetivo de assistir ao casamento do príncipe William e Kate Middelton, ao ser devolvida de novo a Madri pelas autoridades britânicas.
"Não me deixaram entrar. Me disseram que nada tinha mudado e que entre a primeira vez que tentei e agora deveriam ter passado um prazo mínimo de duas semanas. Eu não sabia, não tinham me avisado", explicou Estibalis em entrevista telefônica à Agência Efe.
A jovem mexicana assegurou que se sente "super triste" e que "chorou muito" ao assistir ao casamento real pela televisão e perceber que finalmente "não conseguiu estar ali".
"Não sei como vou retornar ao México. Não tenho dinheiro suficiente nem para me manter em Madri até o dia 7 de maio - data do bilhete de volta -. Nem sequer sei onde vou passar a noite hoje", se lamentou.
A fracassada aventura de Estibalis começou em fevereiro na Embaixada britânica no México, onde permaneceu 16 dias em greve de fome para solicitar que a ajudassem a viajar para Londres.
A sorte bateu a sua porta graças a um compatriota, Octavio Fitch Lazo, que após ler sua história no jornal decidiu ajudá-la e bancou as despesas da viagem até Reino Unido.
No sábado passado, uma vez no aeroporto londrino, a jovem foi devolvida a Madri pelas autoridades britânicas que exigiram que a mexicana tivesse 500 euros (uns 735 dólares) e um alojamento na capital britânica.
A jovem não tardou para conseguir a quantidade solicitada e uma direção fixa em Londres e voou de novo, nesta quarta-feira, ao Reino Unido, onde foi devolvida pela segunda vez a Madri.
Agora, Estibalis pensa em ligar para a embaixada mexicana na capital espanhola "embora não acho que possam solucionar minha situação atual" e descarta a possibilidade de pedir ajuda financeira para seu pai, já que "meu pai é muito", justifica.