"O casamento real representa o melhor do Reino Unido", anuncia o primeiro-ministro do país
-
Guido Bergmann/AFP
David Cameron comparece à Abadia de Westminster
Londres, 29 abril - O casamento real do príncipe William e Kate Middleton representa "o melhor do Reino Unido", declarou nesta sexta-feira (29) o primeiro-ministro do país, o conservador David Cameron ao canal de televisão "Sky News".
Cameron afirmou que o enlace marcado para esta sexta-feira entre o filho mais velho do príncipe Charles e lady Di e Kate Middleton "significa muitíssimo" para celebrar o papel da Monarquia britânica.
O chefe do Executivo lembrou também que quando era adolescente se aproximou do Mall por ocasião do casamento do príncipe de Gales e Diana, e que ele também esteve acampado nessa região para testemunhar o evento da primeira fila.
"Dormi no Mall para ver o casamento de Charles e Diana há todos esses anos e suponho que, como muita gente da minha idade, vi o príncipe William crescer e vi todos os desafios que teve que enfrentar como, obviamente, perder a sua mãe e depois encontrar o amor e querer casar-se", assinalou Cameron.
O primeiro-ministro, que tinha 14 anos quando viajou para Londres junto a seus irmãos e vários amigos para presenciar in situ o casamento que se celebrou em julho de 1981, chegou nesta manhã de sexta-feira à abadia acompanhado de sua esposa, Samantha, que vestia um vestido verde esmeralda, um lenço vermelho no braço e um colar em tons avermelhados.
Cameron explicou que, "como qualquer um que tenha vivido no Reino Unido, sente um grande vínculo com este evento e é por isso que acho que todo o país está tão emocionado".
No entanto, advertiu que o esperado evento não está centrado simplesmente sobre "um príncipe bonito e uma princesa bonita" mas também se trata "desta incrível instituição da monarquia e do fantástico serviço público que emprestaram ao longo de tantos anos assim como do extraordinário papel que a rainha da Inglaterra desempenhou".
"Acho que as pessoas de todo o mundo estarão assistindo a este grande momento histórico e verão o melhor do Reino Unido", apontou.
Em outras declarações à emissora pública "BBC", Cameron ressaltou que William e Kate "têm um grande sentido de dever" por sua vez apresentam, segundo o líder conservador, "diversão e senso do humor".