William e Kate encantam espectadores em casamento marcado pelo patriotismo
Londres, 29 abril - O príncipe William e Kate Middleton, agora duques de Cambridge, encantaram a multidão em um casamento marcado pelo patriotismo e a emoção após uma cerimônia na abadia de Westminster, que surpreendeu com uma decoração espetacular.
O imponente voo rasante de sete aviões da Real Força Aérea britânica sobre o palácio de Buckingham foi o último toque do evento mais esperado do ano, no qual milhares de pessoas, entre britânicos e estrangeiros, saíram às ruas de Londres para receber os - possivelmente - futuros reis do Reino Unido.
Os dois beijos do casal no balcão do palácio de Buckingham foram aplaudidos pela multidão ali reunida, que gritava "William e Kate" no meio de um mar de bandeiras britânicas.
O casal chegou ao palácio da abadia na carruagem State Landau, em um dia nublado, mas sem chuva, depois de percorrer as ruas de Londres acompanhada pela guarda real montada a cavalo e seguida por várias carruagens com Elizabeth II, o duque de Edimburgo e outros membros da família real.
Pouco antes, o arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, celebrou a cerimônia religiosa na abadia de Westminster com a presença de 1,9 mil convidados, entre eles membros de casas reais estrangeiras, políticos, diplomatas e celebridades, como o cantor britânico Elton John e o jogador de futebol David Beckham.
Ao pronunciar seus votos, Kate prometeu "amar, confortar, honrar e conservar" o príncipe William.
A noiva usou o cabelo solto e um vestido desenhado por Sarah Burton, diretora criativa da marca Alexander McQueen, o estilista britânico falecido em 2010.
Com mangas longas em detalhes de bordado, uma cauda com mais de 2 metros de comprimento e um leve decote em forma de "V", o vestido foi acompanhado por uma tiara de diamantes Cartier de 1936, emprestada pela rainha Elizabeth II.
A irmã da noiva, Pippa Middleton, foi a encarregada de levar a cauda da noiva ao longo do tapete vermelho e em direção ao altar.
Enquanto isso, o buquê era formado por flores conhecidas no Reino Unido como "Sweet William" (doce William, do inglês), e incluía mirto, lírios do vale e jacintos.
Por sua vez, o príncipe se casou vestindo o uniforme vermelho da Guarda Irlandesa, da qual é coronel honorário, enquanto seu irmão, o príncipe Harry, que foi o padrinho do noivo, levou o uniforme de capitão do regimento de cavalaria Blues and Royals, com as medalhas do Jubileu de Ouro e a Campanha do Afeganistão, onde combateu.
A abadia chamou a atenção pela beleza e pela decoração espetacular, com quatro toneladas de arranjos e flores, incluindo oito grandes árvores, para criar o efeito de uma "avenida natural".
O coro de crianças da abadia de Westminster e da capela real do palácio de St.James e a Orquestra Filarmônica de Londres deram o ar emotivo da cerimônia com música de Bach, Elgar, Vaughan William, Maxwell Davies e Whitlock.
William e Kate deixaram a abadia como duques de Cambridge, depois que a rainha Elizabeth II concedeu ao seu neto o título, o da mais alta categoria na nobreza britânica, além dos títulos de condes de Strathearn e barões de Carrickfergus.