"Casamento real reafirmou orgulho britânico", afirma primeiro-ministro do Reino Unido

Londres, 1 mai (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, afirmou neste domingo que o casamento do príncipe William e Kate fez com que os cidadãos britânicos se sentissem "muito orgulhosos" por sua nacionalidade.

Fotos do casamento do príncipe William e Kate Middleton
Veja Álbum de fotos

Para Cameron, o evento representou mais que uma oportunidade para assistir e celebrar o casamento, que foi visto por centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, já que destacou a importância da monarquia e seu serviço público.

Perguntado em entrevista à "BBC" sobre suas impressões como um dos convidados para a cerimônia realizada na Abadia de Westminster, o premiê disse que o enlace "foi absolutamente belo, apaixonante e emocionante".

"Cantar 'Jerusalém' com a Orquestra Sinfônica de Londres ao fundo foi como sentir que o teto iria se levantar, e não haveria um lugar melhor, um país melhor no qual estar naquele momento", afirmou.

"Acho que fez com que muita gente se sentisse muito orgulhosa de ser britânica. Certamente isso aconteceu comigo", acrescentou.

Sobre o lado social e político do evento, Cameron disse que a união de William e Kate representa "mais do que duas pessoas jovens apaixonadas".

"Penso que a instituição de nossa monarquia, o serviço público prestado pela família real, o serviço público prestado de maneira especial por nossa majestade, a rainha Elizabeth II, é algo que todos queremos celebrar, e este casamento nos deu uma oportunidade para isso", explicou.

O político conservador ressaltou que embora os britânicos são em geral "um grupo de pessoas reservadas", quando se trata de celebrar um evento como esse, o fazem em grande estilo e sem reservas.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos