Christian Bale é agredido ao tentar visitar dissidente chinês


*Com informações da Reuters

  • AFP

    Christian Bale, ao lado de sua mulher, Sibi, na pré-estreia do filme "The Flowers of War", na China (12/12/11)

    Christian Bale, ao lado de sua mulher, Sibi, na pré-estreia do filme "The Flowers of War", na China (12/12/11)

Pequim, 16 dez (EFE).- O ator britânico Christian Bale, que se encontra na China para promover o filme "The Flowers of War" ("As Flores da Guerra", em tradução livre), foi empurrado e sacudido por policiais chineses quando tentava visitar o famoso dissidente cego Chen Guangcheng.

Bale, que estava acompanhado por jornalistas da emissora americana "CNN", protagonizou cenas de tensão com os guardas que vigiam a casa do dissidente, isolado e sob prisão domiciliar apesar de não ser acusado por nenhum delito.

Assista Christian Bale sendo intimidado por guardas chineses

Nas imagens divulgadas pela "CNN", se pode ver que Bale não tenta resistir às autoridades e se mostra tranquilo, frente ao nervosismo dos policiais que o empurram. Além das agressões, o veículo em que viajava foi perseguido durante 40 minutos e sofreu alguns danos.

"Por que não posso visitar esse homem?", perguntou Bale aos guardas que o empurravam.

O ator disse ao canal que não estava tentando se mostrar corajoso, e sim levar apoio a chineses que, segundo ele, estariam sendo detidos ao tentarem visitar Chen, um dos mais famosos ativistas do país, junto com o artista Ai Weiwei.

Advogado autodidata, Chen foi preso após fazer campanha contra abortos forçados. Nos últimos meses, dezenas de simpatizantes foram proibidos de visitar o ativista, e vários deles foram agredidos.

O filme, dirigido por Zhang Yimou ("Herói", "O Clã das Adagas Voadoras"), retrata o massacre que os japoneses produziram na cidade chinesa de Nanquim em 1937. "The Flower of War", indicado ao Globo de Ouro, estreará na China nesta sexta-feira.

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos