Sean Penn visita Evo Morales para pedir ajuda ao Haiti


  • Reuters

    Sean Penn (à dir.) tem econtro com o presidente da Bolívia Evo Morales, em La Paz (15/02/12)

    Sean Penn (à dir.) tem econtro com o presidente da Bolívia Evo Morales, em La Paz (15/02/12)

O ator americano Sean Penn visitou nesta quarta-feira, em La Paz, o presidente boliviano, Evo Morales, para explicar a situação do Haiti, durante sua viagem pela América do Sul para tratar com os líderes da região a reconstrução do país caribenho.

Penn, que antes esteve na Argentina e no Uruguai, disse que a história do Haiti é terrível por causa da destruição causada pelo terremoto de dois anos atrás, que deixou 300 mil mortos, e necessita da ajuda de países amigos da América Latina com "movimentos progressistas e lideranças do povo".

O ator declarou que a Bolívia teve sucessos sociais que podem ser ensinados ao Haiti, que ele representa como "embaixador itinerante" desde final janeiro, em reconhecimento ao seu trabalho para a reconstrução do país.

Penn expressou sua confiança de que os "países amigos" fortalecerão sua solidariedade com o Haiti, "o tipo de solidariedade, por exemplo, que a Bolívia realmente deve esperar de (outros) países, como o Chile".

O astro não entrou em detalhes sobre esta última referência, mas parecia fazer alusão à reivindicação boliviana ao Chile de uma restituição da saída para o Oceano Pacífico, perdida na guerra travada pelos dois países no final do século 19.

Morales destacou o trabalho humanitário do ator e disse que ficou impressionado quando Penn se declarou "socialista" e, por isso, reafirmou seu respeito ao artista.

Participaram do ato, no Palácio de Governo, mulheres indígenas, mineiros e jovens com trajes típicos, que vestiram Sean Penn com um poncho andino e um capacete de mineiro.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos