Atriz de "Ti-Ti-Ti" vira assistente por um dia no Fashion Rio

CARLA NEVES

Do UOL, no Rio

Intérprete da fictícia estudante de moda Madu em "Ti-Ti-Ti", a atriz Carolinie, de 21 anos, teve sua primeira experiência no backstage de um desfile de verdade na manhã desta quinta (13). A convite da reportagem do UOL, Carolinie acompanhou os últimos momentos do estilista Walter Rodrigues antes dele apresentar sua coleção dentro da programação do Fashion Rio. "Já tinha conversado com outros estilistas sobre a correria que é no dia, mas nunca tinha tido a chance de ir aos bastidores de um", contou ela, após o encontro promovido no Instituto de Educação do Rio (ISERJ), que serviu de cenário para a apresentação.

  • Gianne Carvalho/UOL

    Walter explica a coleção à atriz

No camarim montado em uma das salas do prédio histórico do Instituto, a atriz foi introduzida ao processo criativo do estilista, que inspirou-se no livro "Viagem ao Afeganistão", de Arthur Omar, para criar a coleção de inverno 2011. Com o livro em mãos, Walter explicou à atriz o conceito minimalista da coleção e a opção de desfilar em um espaço que, para ele, remete à disciplina. Para tudo sair como o planejado, o estilista obviamente não está só. É assessorado pelo stylist Lucius Vilar. "Ele faz parte da minha gangue. Junto com a Bia, o Zeca, a Suzana, a Tayane, a Roberta, o Nando, o Alexandre e a Tatiana", enumerou Walter, aos risos.

"Olha quanto trabalha todo mundo que está por trás. Na novela, a Madu já viveu um pouco essa correria quando foi assistente da Help [Betty Gofman]", lembrou a atriz, que aprendeu com os assistentes alguns acertos que devem ser feitos no backstage: a separação das roupas e acessórios por cada modelo e a preparação dos sapatos com antiderrapantes, para evitar os famosos 'tombos de passarela'. A passadeira Rose Ramos completava o serviço, engomando as peças, uma a uma, para nenhuma modelo desfilar com a roupa amassada.

  • Gianne Carvalho/UOL

    Carolinie e o maquiador Robert

Uma vez "por dentro" dos looks, Carolinie quis ver o processo de maquiagem das modelos. E passou um bom tempo pedindo dicas ao maquiador Robert Estevão, responsável pela make do desfile. "Adorei esse batom vermelho!", disse a atriz, referindo-se ao Lady Danger da MAC usado por todas as modelos no desfile. Curiosa, quis saber a serventia de dois pedacinhos de papel presos nos cabelos das modelos. "Ah! Descobri: eles são para não ficar com a marca do grampo no cabelo!", concluiu.

  • Assista a trecho do desfile de Walter Rodrigues

Minutos antes de começar a apresentação, Carolinie ainda ajudou os cabeleireiros a retocarem a chapinha de algumas modelos. "Como o próprio Walter disse, são quatro meses de trabalho intenso para apenas 12 minutos de desfile. É uma loucura danada, né?", observou, impressionada também pela calma do estilista antes de colocar as meninas em fila para entrar na passarela.

"Ele é muito tranquilo. Até para chamar atenção ele é gentil", disse, antes de correr para sentar no primeiro lugar das cadeiras enfileiradas no corredor do pátio interno do Instituto e finalmente assistir ao desfile. "Ainda bem que trouxe um leque para me abanar", brincou, enquanto os termômetros em pleno verão carioca marcavam mais de 30º C e as modelos desfilavam cobertas de preto da cabeça aos pés.

UOL Cursos Online

Todos os cursos