Rebelde

Lisandra Parede, a Débora de "Rebelde", busca concentração e boa forma na ioga

Do Pop Tevê

Quando Lisandra Parede entrou para o elenco de "Rebelde", já sabia que a sedução e a ambição seriam as principais características de Débora. Primeiro leu "Janey Wilcox: Alpinista Social", da jornalista americana Candace Bushnell, cujas colunas inspiraram a criação da série "Sex And The City". Depois passou a fazer preparações com um professor de interpretação. E, finalmente, a atriz sentiu que precisava manter a boa forma e ter muita concentração para o papel. Como já havia praticado ioga e conhecia bem suas vantagens, ela decidiu unir as duas coisas através desta prática. "Fiz em 2009 porque estava cansada de academia, mas acabei tendo de parar. Mesmo assim, às vezes fazia as posturas iniciais em casa para relaxar", conta. Já há quatro meses novamente se dedicando à ioga, Lisandra já percebe os benefícios em sua rotina agitada de gravações. "Eu sinto que o dia rende muito mais e o estudo também. Quando eu faço de noite, durmo melhor", enumera.

Em uma sala tranquila e cheirando a incenso do Instituto de Yoga Maha Visshnu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, Lisandra pratica duas vezes por semana a primeira série do Ashtanga Vinyasa Yoga, que se caracteriza pela execução sequencial de posturas. Trabalhando a sincronia entre respiração e uma série fixa de posições, este conjunto de disciplinas físicas e mentais ajuda a purificar e desintoxicar o organismo através da transpiração. Além disso, essa terapia de origem indiana ajuda o praticante a ter um corpo mais forte e flexível. "Mesmo sendo um exercício tranquilo, você sente que queima calorias e que o seu corpo está liberando toxinas", destaca.

A aula de Lisandra começa com um mantra que ajuda a tirá-la das preocupações do cotidiano. Depois, seguem-se as posições que representam uma saudação ao sol e que aquecem o corpo e o preparam para os passos seguintes. A partir daí, a atriz flui de uma postura para outra em um movimento contínuo, permanecendo geralmente por cinco respirações em cada uma. "Os movimentos acontecem no intervalo da respiração e o tempo todo ela precisa estar contraindo o abdômen e o períneo", explica o professor Fernando Henriques. Seguindo uma série de posturas, Lisandra passa progressivamente para posições mais complexas. Apesar da dificuldade de algumas, a atriz já consegue fazer cada vez mais poses aparentemente complicadas. "As que exigem que você fique mais tempo parada equilibrando o corpo são as mais difíceis", avalia. Para encerrar, Lisandra fica alguns minutos deitada de olhos fechados, o que serve para relaxar o corpo e encerrar a prática. "A sensação quando você termina é muito gostosa. Você sente uma grande paz e muito bem-estar", observa.

A disposição física e mental que Lisandra consegue através da prática da ioga, é essencial para a atriz conseguir manter o ritmo do trabalho. Em "Chamas da Vida", da Record, ela conseguiu transformar um papel relativamente pequeno em uma das principais vilãs do folhetim. Depois de viver a psicopata Telma, agora a atriz repete a façanha de dar destaque a uma personagem que tinha pouco espaço em sua trama original. Em "Rebelde", Débora estava sempre na barra da saia da tia, mas, desde que começou a trabalhar como uma falsa psicóloga no colégio "Elite Way", seu número de cenas aumentou. "A Débora já se transformou bastante e evoluiu muito. Ela era muito interesseira, mas agora já está aparecendo um lado mais humano dela", analisa. Apesar de já ter tido outras experiências na tevê, Lisandra garante que nunca viveu nada parecido com o sucesso atual: "É um reconhecimento e assédio do público que eu nunca tive antes. Já teve gente que foi tocar a campainha da minha casa para falar comigo", diverte-se.

(Ana Paula Hinz)

UOL Cursos Online

Todos os cursos