Sem contratempos, William e Kate completam seu primeiro ano de casamento

Do UOL, em São Paulo *

O príncipe William e Catherine celebram no domingo (29) seu primeiro aniversário de casamento. O casal, que faz bodas de papel, vai comemorar a data em particular, segundo representantes do palácio.

Willliam e Kate superaram sem tropeços o ano que se passou, no Reino Unido e no exterior, desde o conto de fadas vivido em 29 de abril de 2011 e, segundo um especialista em temas de realeza, Robert Jobson, "salvou a imagem da monarquia no imaginário popular".

Um ano impecável para Will e Kate

O casamento real, um espetáculo televisivo transmitido para todo o mundo, deu a William e a Kate a chance de remodelar a imagem da realeza britânica e também mostrar um casal “pé no chão”. O primeiro ano passou longe da controvérsia.

"Eles não querem nenhum tropeço e são muito prudentes, até demais", explica Jobson à agência AFP. "Sabem que o futuro da monarquia repousa sobre seus ombros".

“O ponto principal é que eles parecem estar se divertindo juntos. O primeiro ano de casamento é difícil para todo mundo e eles se adaptaram muito bem ao papel”, disse Ingrid Sward, editora-chefe da revista “Majesty”, para a Associated Press.

“Eles estão juntos há muito, muito tempo, e talvez essa seja uma amostra do quanto isso ajudou-os a serem os amigos que são”, continuou.

A duquesa enfrentou considerável pressão em seu primeiro ano como membro da realeza, mas evitou qualquer contratempo, aparentando ter se beneficiado de um apoio forte da família e dos conselhos dos profissionais do palácio.

Neste ano que passou, Catherine selecionou instituições de caridade para apoiar, relacionadas com as que eram apoiadas pela falecida princesa Diana, mãe do príncipe William. Ela foi fotografada abraçando pacientes com câncer e fazendo arte e artesanato com crianças. As instituições apoiadas elogiaram sua proximidade e dedicação.

O PRIMEIRO ANO DE CASAMENTO DE WILLIAM E KATE
Veja Álbum de fotos

Catherine, junto com a irmã Pippa, entrou para a prestigiosa lista das 100 personalidades mais influentes da revista americana “Time”.

A ex-plebeia de sorriso aberto não é ainda, no entanto, um ícone da moda, já que seu estilo elegante é muito clássico e divide os especialistas. Mas as roupas prêt-à-porter que compra se esgotam de imediato.

A popularidade do casal está em alta, mas o país continua esperando ansiosamente pela notícia da chegada de um bebê.

O biógrafo Andrew Morton disse há um ano à AFP que, se Kate não engravidasse nos nove meses seguintes, isso desafiaria 200 anos de tradição real.

"William disse que fará as coisas no seu ritmo, mas estou certo que Kate, com 30 anos, quer montar uma família assim que possível", afirmou Jobson.

* com informações da AFP e da Associated Press

UOL Cursos Online

Todos os cursos