Acervo de Greta Garbo vai a leilão nos EUA
Do UOL, em São Paulo*
-
Reuters
Em 2005, a Academia do Oscar preparou um tributo pelo centenário de Greta Garbo (7/4/05)
Fãs de Greta Garbo terão a oportunidade de comprar mais de 800 itens do acervo da musa do cinema, incluindo a luxuosa cama em que ela dormia.
A casa de leilão Julien's Auctions, localizada em Beverly Hills, na Califórnia, anunciou nesta quarta-feira (22) que venderá vestidos, ternos femininos, móveis e coleções de arte - desde um vestido que Garbo usou para jantar com o presidente John F. Kennedy e a primeira-dama Jacqueline Kennedy a um boneco de neve inflável que a atriz mantinha em sua sala de estar - nos dias 14 e 15 de dezembro.
Vestidos de alta-costura, calças sob medida e sapatos de estilistas como Louis Vuitton, Gucci, Salvatore Ferragamo e Givenchy Hubert estarão à venda. Também haverá fotografias do seu auge em Hollywood.
“Ela é eternamente sedutora, misteriosa e muito moderna”, declarou Derek Reisfield, sobrinho-neto da atriz, a Reuters.
A atriz sueca começou sua carreira em Hollywood em filmes mudos e foi uma das únicas atrizes que se deu bem com o cinema sonoro, tornando-se um ícone pela sua beleza, inteligência e independência tanto na vida profissional quanto pessoal.
Garbo foi indicada quatro vezes ao Oscar, sendo que a primeira em 1929 por "Anna Christie", mas finalmente recebeu o Oscar honorário em 1954.
A atriz se aposentou em 1941 e se isolou em Nova York, onde morreu em 1990 aos 84 anos.
*Com informações da agência Reuters