"Nem um telefonema da rainha me faria parar", diz editor que publicou topless de Kate Middleton

Do UOL. no Rio*

  • Reprodução

    Revista italiana "Chi" publica fotos da duquesa Catherine fazendo topless

    Revista italiana "Chi" publica fotos da duquesa Catherine fazendo topless

O editor da revista italiana "Chi" Alfonso Signorini , que publicou nesta segunda-feira (17) um especial de 26 páginas com 50 fotos de Kate Middleton, disse que "nem um telefonema da rainha me faria parar". O título estampado na capa é "A Rainha está nua".

A duquesa Catherine é esposa do príncipe William, segundo na linha de sucessão ao trono da Grã-Bretanha. "O fato de que esses são os futuros governantes da Inglaterra faz do artigo mais interessante. É um caso que merece ser tratado, porque mostra, de forma muito natural, a vida diária de um casal apaixonado famoso, jovem e moderno", explicou em declarações divulgadas pela BBC, afirmando não temer ações judiciais.

 No total, são 200 imagens da duquesa britânica de topless, que foram obtidas com uma teleobjetiva no início de setembro tomando banho de sol no Chateau d'Autet, perto de Aix-en-Provence. As fotos, publicadas originalmente pela revista francesa "Closer" na última sexta-feira (14), foram reproduzidas em sites de diversos países e pelo jornal irlandês Irish Daily Star. É possível que a imprensa americana, alemã e australiana também reproduza as fotos.

O editor do The Irish Daily Star, Michael O'Kane, defendeu a publicação na República da Irlanda. "As fotos da duquesa não seriam diferentes de outras fotos de celebridades como Rihanna ou Lady Gaga", disse. "Ela não é a futura rainha da Irlanda, então o único lugar em que isto está causando fúria parecer ser o Reino Unido. E elas são fotos muito, muito deliciosas!"

A divulgação das imagens coincidiu com uma viagem dos duques pela Malásia. William e Kate se encontram nas Ilhas Salomão, no Oceano Pacífico, representando a Rainha Elizabeth 2ª em comemorações do Jubileu de Diamante de seu reinado.
 


Batalha judicial

O príncipe William e a duquesa de Cambridge oficializaram nesta segunda-feira (17) um processo criminal na França em resposta à publicação de fotos íntimas do casal real. Representantes do casal confirmaram que "ações legais por violação da privacidade começaram hoje na França contra os editores da revista "Closer", que publicou antes da revista italiana uma série de imagens de Kate de topless em um banho de sol. As imagens, quando o casal estava em férias em uma mansão privada no sul da França.

Uma corte em Nanterre confirmou à Reuters que o processo foi oficializado e que os editores da "Closer" serão ouvidos em uma audiência nesta segunda-feira. O correspondente da BBC em Paris, Christian Fraser, explica que, sob a rígida legislação francesa, a publicação deve configurar uma invasão de privacidade. O casal real também pede uma medida cautelar que retire a edição da "Closer" de circulação e que impeça que as imagens sejam republicadas.

Se condenada, a edição da revista "Closer" com as fotos terá que ser recolhida das bancas de jornais imediatamente. Mas a decisão do tribunal parisiense terá poder apenas sobre meios de comunicação franceses e não impede a publicação das fotos na italiana "Chi", que pertence ao mesmo grupo de mídia. "Chi" e "Closer" pertencem ambas ao grupo Mondadori, que detém 50% do capital controlado pelo Fininvest, holding de Silvio Berlusconi, o antigo primeiro-ministro italiano, que também é alvo dos paparazzi.

Os donos do jornal Irish Daily Star, do grupo Shell and Independent News and Media, condenaram a decisão de publicar as imagens e disseram que não foram consultados.

Alguns jornais britânicos já haviam recebido as fotografias na semana passada, mas se negaram a publicá-las, segundo a BBC. Representantes de tabloides como o Daily Mail e o The Sun disseram que nenhum jornal "responsável" sequer "tocaria nessas fotos".

*Com informações de agências internacionais

UOL Cursos Online

Todos os cursos