Daryl Hannah, atriz de "Kill Bill", é presa no Texas por protestar contra oleoduto
Do UOL, em São Paulo*
-
Frederick M. Brown/Getty Images
Daryl Hannah no Environmental Media Awards, em Burbank (15/10/11)
A atriz Daryl Hannah foi presa nesta quinta-feira (4) no Texas, Estados Unidos, junto com uma fazendeira de 78 anos, por ter protestado contra um oleoduto projetado para levar petróleo bruto do Canadá para a Costa do Golfo.
O empresário de Hannah, Paul Bassis, confirmou a informação. Hannah e a fazendeira Eleanor Fairchild ficaram em pé na frente de um equipamento na tentativa de suspender a construção do oleoduto Keystone XL, na fazenda Fairchild, em Winnsboro, uma cidade a cerca de 100 quilômetros ao leste de Dallas.
Elas foram presas por invasão criminosa e foram levadas para a cadeia do condado de Wood, disse Bassis. Hannah também enfrenta a acusação de resistência à prisão.
Hannah se opõe à construção da TransCanada do gasoduto de US$ 7 bilhões. O projeto do oleoduto Keystone está entre os mais importantes decisões que afetam o meio ambiente que o presidente Barack Obama terá de se confrontar. O oleoduto leva areias betuminosas do Canadá para refinarias de petróleo nos EUA. Agora, o governo estuda permitir a construção de uma extensão do oleoduto.
“É lamentável que a senhora Hannah e outros ativistas optaram por quebrar a lei de forma ilegal por invasão de propriedade privada”, declarou por e-mail David Dodson, porta-voz da TransCanada. Ele também disse que o protesto “colocou a segurança de outros em risco”.
Reincidente
Em agosto de 2011, Daryl Hannah também foi presa diante da Casa Branca, em Washington (EUA), durante protesto contra a extensão de um oleoduto.
"Às vezes é necessário sacrificar sua liberdade por uma liberdade maior", disse a atriz em Lafayette Park antes de ser presa. "E nós queremos ser livres dos combustíveis fósseis que provocam destruição e mortes horríveis e ter um futuro com energia limpa", acrescentou, segundo a NBC.
Daryl Hannah já foi presa em outras ocasiões. No passado, foi detida por protestar pelo fim a extração de carvão para proteger os jardins urbanos em Los Angeles.
*Com informações da agência Associated Press