Naomi Campbell processa jornal britânico por difamação sobre festa com elefantes na Índia

Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images

    Naomi Campbell no desfile de Roberto Cavalli Inverno 2012

    Naomi Campbell no desfile de Roberto Cavalli Inverno 2012

Naomi Campbell está processando o jornal britânico "Daily Telegraph" por difamação em um artigo publicado no dia 3 de novembro, que alega que ela organizou um torneio de polo com elefantes na Índia, segundo o site do "Guardian".

Uma porta-voz negou a notícia e disse que Campbell é conhecida por promover campanhas contra a crueldade animal.

A modelo festejou o aniversário de 50 anos de seu namorado, o milionário russo Vladimir Doronin, na cidade indiana de Jodhpur, com uma festa de dois dias em um castelo.

O artigo, que já foi retirado do site do jornal, afirmava que os convidados se dividiram em equipes de três pessoas para jogar. A representante de Campbell descreveu a notícia como "completamente falsa" e disse que os advogados em Londres foram instruídos a agir e entraram com o processo no dia 5 de dezembro contra o grupo Telegraph Media.

"As acusações causaram danos a nossa cliente, além da repetição generalizada das alegações, também houve protestos do lado de fora do local da festa, e departamentos do governo indiano escreveram para nós", declarou Michael Simkins, advogado da modelo. "Nós ainda não temos ideia de onde as falsas alegações surgiram, talvez o Telegraph irá nos informar em devido tempo", completou.

Histórico

O "Daily Mirror" publicou em fevereiro de 2001 várias fotografias da modelo saindo de uma reunião de Narcóticos Anônimos, um centro de assistência em um bairro londrino.

Os juízes da Câmara dos lordes, máxima instância judicial do Reino Unido, decidiram a favor da modelo, argumentando que a publicação invadiu sua privacidade.

Por outro lado, o Tribunal deu a razão à editora na queixa pelas elevadas despesas judiciais que teve que pagar e que incluíam os honorários que Campbell tinha acordado com seus advogados.

Após o processo judicial nos tribunais internos, a editora indenizou Naomi com 3,5 mil libras esterlinas (equivalente a 4 mil euros) e teve que se responsabilizar pelas despesas que chegaram a 1 milhão de libras (cerca de 1,2 milhões de euros).

UOL Cursos Online

Todos os cursos