Polícia prende jovem acusado de passar trotes envolvendo Ashton Kutcher e Justin Bieber

Do UOL em São Paulo

  • Brainpix

A polícia de Los Angeles prendeu um jovem acusado de ser o responsável por passar trotes para a polícia indicando atos violentos em casas de famosos como Ashton Kutcher e Justin Bieber. O departamento disse na terça-feira (18) que o suspeito foi preso no dia 10 deste mês após uma investigação conjunta com o FBI e o Departamento de Polícia de Long Beach, mas não forneceu maiores detalhes sobre o caso.

O caso do ator Ashton Kutcher custou à cidade de Los Angeles, US$ 10.000 (aproximadamente R$ 20.000) em recursos, como deslocamento de oficiais, e o envio de um helicóptero.

Em uma das ocorrências, o jovem, cuja idade e identidade não foram divulgadas, ligou para o telefone de emergência dizendo que várias pessoas haviam sido baleadas na casa de Kutcher e, uma semana depois, disse que houve troca de tiros na residência de Justin Bieber. Na investigação, foi constatado que todas as chamadas de socorro foram feitas através de um sistema eletrônico.

Detetives de Long Beach especializados em crimes cibernéticos foram consultados. Sobre o preso, a polícia disse apenas que o jovem vivia na parte sul da Califórnia, e é suspeito de fazer outros trotes. Não foi confirmado entretanto se ele é o responsável pelas ligações envolvendo a cantora Miley Cyrus e o apresentador Simon Cowell.

No trote, que é conhecido como "swatting" (por enganar diversas organizações públicas especializadas, como a SWAT), a pessoa liga para a polícia e relata grandes ocorrências como tiroteios, sequestros, e etc.

Em comunicado, o departamento de polícia alerta que "a prática do swatting é extremamente perigosa e coloca socorristas e os cidadãos em perigo".

*Com informações da agência Associated Press

UOL Cursos Online

Todos os cursos