Retrospectiva 2012

Do cão Uggie ao peladão Lucas, veja quem brilhou por 15 min em 2012

Do UOL, em São Paulo

  • Montagem/UOL

    Luíza do Canadá, Lucas da "Fazenda de Verão", cachorrinho Uggie de "O Artista" e Denise Leitão Rocha, ex-assessora do Senado são algumas das celebridades que tiveram 15 minutos de fama em 2012

    Luíza do Canadá, Lucas da "Fazenda de Verão", cachorrinho Uggie de "O Artista" e Denise Leitão Rocha, ex-assessora do Senado são algumas das celebridades que tiveram 15 minutos de fama em 2012

Recém-chegadas ao mundo do entretenimento, as celebridades instantâneas de 2012 protagonizaram momentos engraçados, polêmicos e fofos durante o ano.

Para lembrar quem passou pelos holofotes da fama, o UOL preparou uma lista com os "famosos por 15 minutos" mais célebres do ano.

A seleção conta com representantes do YouTube, como Luiza do Canadá e Nissim Ourfali, participantes de reality shows, como Daniel do "BBB12", envolvidos em polêmicas como Tiago Ciro Tadeu Faria, "o rasgador de notas", e ainda os que ganharam o público pela fofura, como o cachorrinho Uggie do filme "O Artista". 

PARTICIPANTES DE REALITY SHOWS

Daniel Echaniz
Como todo participante do "BBB", Daniel Echaniz, um modelo de 30 anos, ganhou os holofotes só por entrar na "casa mais vigiada do país". Mas, ao protagonizar uma polêmica cena de sexo com Monique Amin no confinamento, ele foi expulso do programa, e ganhou mais alguns meses de fama, estampando jornais e dando entrevistas constantemente. Eliminado por "comportamento indevido", Daniel respondeu a um inquérito policial por crime sexual. As acusações foram retiradas em julho e, depois de manifestar interesse em processar a TV Globo, Daniel renovou contrato com a emissora.  

Yuri Maizon
Residente da Aldeia Jatobá, de Tangará da Serra, Mato Grosso, o índio Yuri Maizon cantou a música "Sensações", de Zezé Di Camargo e Luciano, na estreia do reality show "The Voice". Apesar de não ter sido aprovado por nenhum dos quatro técnicos da atração, o cantor agradou o público, que se mobilizou na internet pedindo uma segunda chance ao índio. Apesar do retorno não ter acontecido, Yuri foi entrevistado por Ana Maria Braga no programa "Mais Você".

Lucas Barreto
Chamado ao reality show "Fazenda de Verão" para substituir o candidato Halan, o modelo Lucas Barreto ganhou destaque no programa por tomar banho nu e protagonizar barracos com outros candidatos. Por causa do comportamento irregular, ele foi expulso do confinamento depois de ameaçar o participante Haysan com um machado. Fora da atração, ele disse, em entrevista, que foi escolhido para o programa porque "era bipolar".

 

CELEBRIDADES DA INTERNET

Luiza do Canadá
Foi por causa da frase "Menos Luiza, que está no Canadá", dita por seu pai, o colunista social Geraldo Rebello, em uma propaganda de um empreendimento imobiliário na Paraíba, que a estudante Luiza Rebello virou celebridade. Por causa da repercussão do comercial na internet, Luiza, que estava fazendo intercâmbio, voltou ao Brasil para desfrutar da fama. Ela participou de campanhas publicitárias, foi tietada por famosos, apareceu em programas de televisão, e recentemente, virou palestrante em uma feira de viagens para estudantes.

Rodrigo Xuxa
Sósia da apresentadora Xuxa, o catarinense Rodrigo ficou famoso depois que suas fotos caracterizado como a rainha dos baixinhos viraram hit na internet. Celebridade instantânea, ele soube aproveitar a exposição para ir aos bastidores do programa de sua musa inspiradora e ainda receber elogios por seu trabalho de dublador e animador de festas infantis. Depois do sucesso, Rodrigo chegou a anunciar que iria "aposentar" o personagem, mas meses depois, ele voltou a imitar Xuxa, tingindo os cabelos de preto, quando a apresentadora ficou morena para divulgar uma marca de tinturas.

Nissim Ourfali
Ao gravar um inocente clipe para comemorar seu Bar Mitzvá, parodiando a música "What Makes You Beautiful" do One Direction, o garoto Nissim Ourfali, de 13 anos, virou febre na internet. Seja pela animação que mostra nas imagens, pelas montagens pouco engenhosas da produção ou pelo verso que faz referência à praia da Baleia, local preferido do garoto, o vídeo foi sucesso. No entanto, a família de Nissim não gostou da repercussão e processou o Google exigindo que o clipe fosse tirado do ar.

Jefferson, Suellen e Mara
O sucesso da família musical do vídeo "Para Nossa Alegria" começou em março de 2012, depois que Mara e seus filhos Jefferson e Suellen postaram na internet uma versão da música evangélica "Galhos Secos" da banda Exôdus. Rapidamente, o clipe tornou-se um viral da internet, colecionando paródias, inclusive de cantores famosos como Thiaguinho e Jair Rodrigues. O tamanho do sucesso foi comprovado no fim do ano, quando o YouTube divulgou que "Para Nossa Alegria" ficou em terceiro lugar no ranking dos mais vistos no Brasil em 2012. Jefferson e Suellen formaram uma dupla, gravaram um novo vídeo e foram indicados nas categorias Melhores Clipe (por Dia Especial) e Revelação no Troféu Promessas, premiação Evangélica ligada à Rede Globo.

ENVOLVIDOS EM POLÊMICAS

 

Tiago Ciro Tadeu Faria
Depois de invadir a área onde as notas para as escolas de samba do Carnaval 2012 de São Paulo eram lidas e rasgar os envelopes da apuração, o integrante da escola Império da Casa Verde ficou conhecido como "rasgador de notas". Apesar da piada, Tiago foi preso pela atitude, mas solto após pagamento de fiança.

Denise Leitão Rocha
Apelidada de "Furacão da CPI", a bela advogada e ex-assessora parlamentar do senador piauiense Ciro Nogueira Filho, saiu do anonimato depois de ter um vídeo, em que ela aparece tendo relações sexuais com o namorado, divulgado na internet. Demitida do Senado, ela estampou a capa da "Playboy" de setembro.

"Despedida de Solteiro"
Nem bem o vídeo "Gangnam Style", do cantor Psy, estourou na internet, o cantor Latino anunciou que iria fazer uma versão brasileira, gerando grande expectativa sobre o lançamento. Intitulada "Despedida de Solteiro", a adaptação causou furor e polêmica na internet, já que Latino não tinha os direitos autorais da canção original. Mesmo com a repercussão, o hit não chegou nem perto de outros sucessos adaptados do cantor, como "Festa no Apê".

SUCESSOS DE PÚBLICO

Uggie, do filme "O Artista"
O cachorro Uggie roubou a cena no filme francês "O Artista" ao interpretar o amigo e ajudante do astro do cinema George Valentin (Jean Dujardin). O longa ganhou o Oscar de melhor filme em 2012 e o cão, da raça Jack Russel Terrier, também recebeu um prêmio, a Coleira de Ouro, por sua atuação. Com 10 anos, Uggie tem vasta experiência no cinema e na televisão e foi homenageado na Calçada da Fama de Hollywood, quando seu treinador anunciou sua aposentadoria. O cachorro sofre de uma doença neurológica e, este ano, teve uma biografia sobre sua história lançada.

Cecília Gimenez
A senhora espanhola de 81 anos não foi bem-sucedida ao restaurar a obra "Ecce Hommo". Apesar de bem intencionada, ela desfigurou o rosto de Jesus na pintura, mas em vez de ira, a idosa despertou simpatia ao redor do mundo. Exposto na capela Nossa Senhora da Misericórdia, o afresco restaurado, pintado no início do século 19, foi responsável por aumentar o turismo da cidade de Borja, na Espanha. Dona Cecília também soube colher os frutos da fama. Recentemente, ela colocou um quadro de sua autoria à venda no E-Bay e estrelou o comercial de uma agência publicitária.

Mel Maia
Antecipando o sucesso que seria a novela "Avenida Brasil", a atriz mirim de 8 anos comoveu os espectadores da trama ao viver a versão infantil de Rita (Debóra Falabella). A cena em que a pequena órfã é abandonada no lixão por Carminha (Adriana Esteves) teve muita repercussão e a atuação de Mel foi elogiada por diretores e atores veteranos. Mesmo não tendo engatado outro trabalho na televisão em 2012, a atriz foi contratada para atuar na novela "O Pequeno Buda", em 2013.


 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos