A lei seca e as celebridades: relembre quem foi parado em 2012
Do UOL, em São Paulo
-
AgNews
Luciano Huck, Eri Johnson e Kayky Brito foram parados pela blitz da lei seca
Na última sexta-feira (21), a Lei Seca ficou mais rígida e, com isso, os cidadãos - celebridades incluídas - terão que desembolsar quase mil reais a mais quando paradas nas blitz. De R$ 957,70, o motorista autuado por embriaguez ou sob o efeito de drogas psicoativas vai ter que pagar agora R$ 1.915,40. O valor pode dobrar caso haja uma reincidência no período de 12 meses.
Em 2012, diversos famosos tiveram suas carteiras apreendidas. Com a nova lei, o bafômetro e o exame de sangue não serão mais os únicos meios de se comprovar a embriaguez do motorista. O exame clínico, perícia, os procedimentos técnicos e científicos, além do depoimento do policial presente, vídeos, testemunhos de terceiros e fotos poderão ser usados como prova da embriaguez de quem dirige.
Huck x Rafinha
Após Luciano Huck fazer uma retratação sobre a multa que levou na blitz, o humorista Rafinha Bastos ironizou o apresentador, chamando-o de "playboy inconsequente" e acusando-o de "fazer m***" e "teatrinho falso na TV". Ao saber do comentário, Huck revidou e disse que iria processar o humorista e classificou seus comentários como "grosserias gratuitas e desproporcionais". E foi então que Rafinha decidiu voltar atrás e pediu desculpas a Huck. "Personifiquei a minha ira contra a hipocrisia do planeta na figura do Luciano Huck. Errei e peço desculpas", escreveu. Evitou o processo, mas não a trolagem do amigo Danilo Gentili, que perguntou: "Você ganhou o que pedindo desculpa para Daniela Albuquerque e Huck".
Com as agências de paparazzi circulando por São Paulo e Rio de Janeiro, a probabilidade de os famosos serem pegos vai aumentar. Apenas em dezembro, Luciano Huck, Eri Johnson e Kayky Brito foram parados no mesmo dia (2) pela blitz, em lugares diferentes do Rio de Janeiro.
Em sua página do Facebook, Luciano Huck demonstrou seu apoio à lei e também brincou com a música cantada pela mulher, Angélica, "Vou de Táxi": "Deveria ter seguido o exemplo da minha esposa, e ‘ir de táxi’. Apoio amplamente a Operação Lei Seca. E acredito que um dos seus maiores ativos é que, de fato, vale para todos. Não tem ‘jeitinho’ para ninguém", escreveu.
Depois de ser multado duas vezes (a primeira em 2010), Eri Johnson decidiu se precaver. "Já até contratei um motorista para quando tiver festas de aniversário", disse Johnson ao UOL, mas lembrando que ele, Huck e Kayky não foram os únicos a terem as carteiras apreendidas. "Parece que só nós três no Rio fomos parados. Milhares de pessoas pararam, ficaram na dúvida e se recusaram a fazer o teste do bafômetro. A diferença é que nós servimos como exemplo", finalizou.
Já Kayky Brito foi mais crítico ao comentar a multa. "Ontem, vendo o ‘Fantástico’, tive a impressão que apenas três pessoas perderam a habilitação: eu, o Huck e o Eri [Johnson]. Mas e as outras tantas mil pessoas que também foram atuadas? A assessoria de imprensa do governo do Rio de Janeiro faz um ótimo trabalho, mas com muito sensacionalismo", disse o ator em sua página no Facebook.
A nova lei já começa a valer para os feriados de Natal e Ano Novo. E que, em 2013, as celebridades passem a não beber e dirigir, evitando acidentes, mortes, desperdício de dinheiro e mais notícias negativas.