"O papel de Irina é humilhante", diz Vera Fischer em lançamento de livro

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

Vera Fischer
Vera Fischer

O lançamento do segundo romance de Vera Fischer, "Lucíola", atraiu 50 fãs, a maioria mulheres na faixa dos 50 anos, e poucas celebridades nesta terça-feira (26) a uma livraria do Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro. A atriz de 61 anos chegou por volta de 19h15 ao local, acompanhada de sua assessora, Liège Monteiro, e dos atores Jone Brabo e Francisco Carvalho, seus companheiros de cena em "Salve Jorge".

Colocava então uma pessoa que estava começando, que precisa e tal. Eu não digo nada, eu não faço nada, eu não existo

Vera Fischer sobre Irina

Sobre o livro que escreveu e dedicou à filha Rafaela, 33, a atriz disse que estava feliz de poder receber seus fãs na noite de autógrafos. Mas a obra ficou em segundo lugar nas declarações de Vera. O desejo de atuar em um "bom" papel foi externado pela atriz, que atualmente interpreta Irina na novela de Gloria Perez e o classificou como "humilhante".

"O papel de Irina para mim é humilhante. Acho que não precisava me chamar para fazer essa novela! Os papeis de Totia Meireles e Claudia Raia (Wanda e Lívia) já se bastavam. Colocava então uma pessoa que estava começando, que precisa e tal. Eu não digo nada, eu não faço nada, eu não existo", reclamou a atriz, que não estende a crítica à autora de "Salve Jorge". Com Gloria Perez, Vera disse que fez seu melhor papel, o de Ana de Assis, no folhetim "Desejo", de 1990.

"Quero um papel à minha altura. Não precisa ser protagonista da trama, mas que tenha uma importância", reforçou durante a noite de autógrafos. A atriz declarou que espera ser chamada para outros trabalhos, inclusive com a própria Gloria Perez.

A personagem foi alvo de uma campanha na internet, #levantaIrina, que pedia "mais ação" para a gerente de boate que passa o maior do tempo sentada em uma cadeira. Vera rebateu afirmações de que o pedido seria dela própria, já que estava acima do peso. "Não pedi para gravar sentada. Vem no roteiro, a autora escreve 'fulano vem, fulano entra' e, no meu caso, estava escrito 'Irina sentada fazendo contabilidade no seu balcão'. Vinha sempre isso! Eu seguia. Era sempre lá sentada". Gloria Perez, no entanto, declarou que não faz as marcações de cena, nem acompanha as gravações no Projac.

Durante o lançamento do livro, Vera fez algumas revelações. A primeira é que ela está voltando a sair e conhecendo novas pessoas. O último namoro assumido de Vera foi em 2005, com o diretor e ator Marcos Paulo, morto em novembro de 2012. "Estou na fase do flerte. Gosto do papel de ser sedutora. Mas nada de sinal verde. Nem beijo na boca. Na-na-ni-na-não", confessou.

Sobre a obra

Uma mulher linda e fatal que encontra no amor a redenção de uma vida marcada  pela violência, desamparo, bebidas e outras drogas. Essa é Lucíola, a personagem central do segundo romance da carreira de Vera Fischer, publicado pela Litteris Editora, um de uma série de dez, todos com nome de mulheres. O primeiro, "Serena", foi lançado em 2010. Os livros foram "escritos de uma tacada", todos a lápis. "Serena foi um final infeliz, nesse o final é feliz. Lucíola não tem muito a ver comigo, tem a ver com os meus pensamentos, como todos os outros meus livros. Escrevo homens, mulheres e até malvadas. Eu me encaixo em todos", afirmou a autora, que pensa em escrever novelas.

"Tenho condições de escrever uma novela. Deixa eu publicar mais alguns livros. Eu escrevo de acordo com o meu pensamento, faz uma coerência brutal. Eu pego um personagem principal, central e vou escrevendo e consequentemente os outros personagens", explicou Vera, que escreve tudo em cadernos, por não saber "nem ligar um computador". "Tenho que ter tempo para fazer o que eu gosto que é ler livros e ver DVDs".

  • Divulgação

    Capa do 2º romance de Vera Fischer, "Lucíola"

"Lucíola" é dedicado à sua filha mais velha, Rafaela, 33, fruto de seu casamento com Perry Salles e que tem sido sua companhia constante nos últimos tempos. "Para minha filha Rafaela, uma sobrevivente neste mundo caótico. Que você encontre a felicidade e a paz que tanto procura. Com amor, Mamãe", escreveu na dedicatória do livro.

Rafaela, que também é atriz, foi a principal responsável pela internação de Vera em uma clínica de reabilitação, em julho de 2011, onde ficou mais 60 dias. Além de Rafaela, Vera é mãe de Gabriel, 20, filho do ator Felipe Camargo.

A escolha pelo nome "Lucíola" é uma homenagem à protagonista homônima do romance de José de Alencar, publicado em 1862. Apesar dos quase dois séculos que separam o tempo das duas personagens, elas dialogam sobre a moral e o preconceito, enfrentamentos e conquistas, o amor e a redenção. Além dos dois romances, Vera Fischer é autora de duas biografias " Um Leão por Dia" e " A Pequena Mosi".

Leia um trecho do primeiro capítulo:

Pepe entrou no camarim, furioso.
— Lucíola! Mas o que está acontecendo? É a sua vez! O palco está vazio,
a música está tocando... e você aqui! Ande! Ande! Quem você pensa que é? A
rainha da cocada preta? Vamos andando! Rápido!
Lucíola fez um gesto pornográfico para ele e saiu do camarim.
Entrou no palco e começou a dançar. Requebrava os quadris e se abaixava,
quase se deitando no chão. Viu que o homem chique estava na primeira
mesa, observando-a com olhos de falcão. Ela continuou seu número até o
final, quando se virou de costas e, lentamente, tirou seu soutien, ficando com
seus belos seios à mostra, e, em seguida, ela puxou um botão e sua calcinha
caiu a seus pés, mostrando o esplendor do seu sexo. Foi muito aplaudida e
saiu correndo do palco e voltou ao camarim.
Vestiu uma minissaia preta e uma blusa decotada vermelha e calçou
sapatos de saltos altos. Depois foi até o salão e pediu um uísque no bar.
Um rapaz se aproximou dela e falou.
— E então, boneca? Vamos lá atrás dar uma trepadinha, vamos?
— Não posso.
— Por quê?
— Não vou dizer.
— Ah, diga, diga!
— É que eu estou com uma doença nos órgãos genitais, entendeu? —respondeu Lucíola — Estou com corrimento vaginal.

 

"Lucíola"

Autora: Vera Fischer
Editora: Litteris
Página: 224
Preço: R$ 35,00
Onde comprar: pelo telefone (21) 2223-0030

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos