Psy diz que negou pedido de gravadora para fazer plásticas e que bebe "faça chuva ou faça sol"

Do UOL, em São Paulo

O atro pop sul-coreana Psy, que ficou famoso mundialmente com a música "Gangnam Style", revelou que negou pedido de sua gravadora para que fizesse cirurgias plásticas e que bebe "faça chuva ou faça sol".

"Se eu estou feliz, eu estou bebendo, se estou triste, eu estou bebendo. Se está chovendo, eu estou bebendo, se é ensolarado, eu estou bebendo", disse o cantor em entrevista à "The Sunday Times Magazine". Questionado sobre quando ele para de beber, respondeu "Quando estou de ressaca". 

Na entrevista, Psy contou que ,no início de sua carreira, resistiu às sugestões da gravadora para que mudasse sua aparência com cirurgia plástica. "Eu fiquei famoso com esse corpo. A maioria das celebridades é mais magra do que eu ou mais alta do que eu e tem rostos menores do que eu ou os olhos maiores do que eu", afirmou.

O estouro de Psy

Psy, que foi batizado Park Jae-Sang, lançou em 2001 seu primeiro álbum, "PSY From the PSYcho World", sem muita atenção internacional. Tentou estudar administração de empresas na Universidade de Boston, nos Estados Unidos, na mesma época, quando começou a se interessar pelo universo do entretenimento norte-americano e desistiu da faculdade.
 
Em 2003, foi dispensado do exército por trabalhar com desenvolvimento de softwares para o governo. Paralelamente, nesse período, começou a fazer shows em cidades sul-coreanas, um ano após lançar dois álbuns: "Cheap 2" e "3 Mi". Com o número de shows crescendo e se fixando como artista respeitável do k-pop, "Cheap House" foi lançado em 2006. Durante todo esse período, a principal forma de venda internacional do músico foi pelo iTunes. 
 
 
Mas tanto sucesso nas rádios incomodou o governo sul-coreano, que achou que ele estava aparecendo demais na televisão para quem tinha obrigações com o governo. Em 2007, ele foi recolocado no exército, onde trabalhou como sinalizador da 52ª infantaria armada até 2009. Mas o serviço militar não desanimou Psy da música e, em 2010, ele assinou contrato com sua gravadora YG Entertainment, famosa por administrar a conta dos maiores artistas do k-pop, e com quem ele trabalha até hoje. 
 
Como estratégia da gravadora, Psy parou de investir em álbuns com 15 a 20 músicas e passou a criar EPs de coletâneas para relançar suas primeiras faixas. E foi no primeiro desses EPs, "PSY's Best 6th Part 1" (2012), que surgiu "Gangnam Style". E daí para frente você já conhece a história --e as dancinhas. 
 
E a tacada de Psy com o vídeo deu certo, a música tornou o cantor o primeiro a bater a marca de 1 bilhão em visualizações do YouTube, lucrando US$ 8 milhões e alavancando seus sucessos antigos para a mídia internacional e o cachê do artista --em 2012, ele fez diversas aparições e apresentações nos Estados Unidos cantando apenas "Gangnam Style" por US$ 60 mil. "Gentleman", lançada em 2013, bateu recordes de acessos no YouTube, como o vídeo mais assistido em 24 horas.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos